OLIVEIRA, LÚCIA MARIA ALVES DE

(São Carlos-SP) – Poetisa. Filha de José Alves de Oliveira e Zoé Sampaio. Mudou-se para Jundiaí ainda pequena e aqui revelou sua veia poética, já nos tempos de estudante. Publicou o livro intitulado Pórtico (Literarte, 1985). Sobre esse trabalho, escreveu Douglas Tufano: “A poesia de Lúcia Maria parece nascer da constatação do mistério que envolve tudo que nos rodeia e afeta – as pessoas, os sentimentos, as lembranças. E dessa constatação nasce a sua lírica, que é um mergulho no interior de si mesma em busca de algumas respostas: ‘Medito sobre o que sinto’. O voltar-se para dentro de si não se esgota numa postura egocêntrica, mas liberta a voz interior para a expressão poética. Nomear o caos que existe dentro de nós é uma forma de compreendê-lo e domá-lo. E, através dessa nomeação, que é a palavra, o poeta dá forma àquilo que parecia escapar-lhe, construindo assim uma imagem do mundo”.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 16 de junho de ...
1927 Nascia em Jundiaí o escritor jurídico e fotógrafo amador Walter Campaz.
1952 Nascia em Morungaba-SP a contista, cronista e artista plástica Maria Helena de Paula Gomes Dias (Lena).
1966 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o professor João Duarte Paes.
1982 Falecia em Jundiaí, aos 47 anos, o professor, jornalista e radialista Nelson Álvaro de Figueiredo Brito.
1987 Falecia em Jundiaí, aos 83 anos, o intelectual autodidata Walter Gossner.    
2023 Falecia em Jundiaí, aos 82 anos, o advogado, radialista e professor universitário Reinaldo Ferraz de Barros Basile.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO