GRASSON, RICARDO

1992: Grasson (último à esq.), como Harpagon, em O Avarento. Também em cena: Antonio Martins (Valério), Juliana Galdino (Elisa), Edinho Carvalho (Anselmo), Juliana Fernandes (Mariana) e Marcel Garcia (Cleonte).

(São Paulo) – Ator e diretor teatral. Frequentou os cursos da Fundação Emílio Fontana, nos anos de 1986 e 1987. Em 1988 ingressou no Curso de Artes Cênicas da Escola Macunaíma. Em 1989 participou da montagem do espetáculo A Invasão, de Dias Gomes, sob direção de José Luiz Rodi. Mudou-se para Jundiaí em 1990, passando a atuar como promotor de eventos culturais. Nessa condição, trouxe para Jundiaí espetáculos de grande repercussão, tais como Além da Vida, No Natal a Gente Vem te Buscar, A Farsa de Romeu e Julieta, Pequenos Burgueses, Bravo Bravíssimo (com Dercy Gonçalves), show humorístico com Costinha, entre outros. Ministrou vários cursos e oficinas para principiantes na Casa da Cultura de Jundiaí e, em 1992, fundou com Celso de Paula e Cláudio Mello a Escola de Arte Dramática de Jundiaí (EADJ), que depois foi substituída pelo Teatro-Escola Cláudio Mello, fundado pelo diretor Cláudio Mello, com a sua participação. Grasson montou e dirigiu vários espetáculos teatrais na cidade, incluindo O Avarento, no qual desempenhou o papel principal. Com esta montagem, recebeu prêmios em vários festivais no interior do Estado, totalizando mais de uma dezena de apresentações. Também fez parte da Comissão Municipal de Teatro e foi coordenador da I Semana de Dramaturgia e Teatro realizada em Jundiaí. Deixou a cidade em 1995, quando foi alvo de rumoroso processo, devido ao cancelamento da peça Trair e Coçar, que havia agendado para a sede de campo do Clube Jundiaiense e cuja apresentação foi inviabilizada em razão da venda de ingressos em número superior à capacidade do local.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 27 de julho de ...
1889 Nascia em Campinas-SP o músico Argel Ferreira Leite.
1919 Nascia em Anhemby-SP o engenheiro agrônomo e escritor esotérico Joaquim Franco de Godoy.
2000 Falecia em Jundiaí, aos 71 anos, o cantor Durval de Brito Salles.
2000 Falecia em Jundiaí, aos 69 anos, o cantor Mosoer Felício.
2013 Falecia em Jundiaí, aos 84 anos, a cronista literária e de MBP Célia de Freitas.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO