COPELLI, JORGE

(Jundiaí, 20/9/1900 +16/9/1980) – Comerciante, precursor na venda de aparelhos eletroeletrônicos em Jundiaí. Filho do capitão Francisco Copelli e de D. Conchetta D’Agostini Copelli, membros de tradicional família jundiaiense, Jorge Copelli iniciou seus estudos no Colégio Hydecroft, concluindo-os, depois, no Colégio Florence. Desde menino, trabalhou com o pai, que mantinha na cidade o Empório Central, e veio a sucedê-lo na firma, transformada, em 1928, na Casa Carlos Gomes, existente até hoje na Rua Barão de Jundiaí. Na antiga loja, comercializou o primeiro rádio elétrico, em 1922, o primeiro gramofone, em 1928, e o primeiro aparelho de TV da cidade, deste sendo adquirente o empresário Luiz Latorre, em 1950. Jorge Copelli teve ativa participação no desenvolvimento econômico e social de Jundiaí, havendo ocupado, entre outros cargos, a presidência da Associação Comercial e Industrial, entre 1957 e 1960, quando foram trazidas importantes empresas para a região, incluindo-se, entre elas, a Krupp Metalúrgica, que veio instalar-se no antigo distrito de Campo Limpo graças ao movimento liderado pela entidade. Foi diretor e presidente do Cassino Jundiaiense, de cuja fusão com o Tênis Clube Paulista se originou o Clube Jundiaiense, tendo-o como um dos sócios-fundadores. Também foi sócio-fundador do Lions Clube Jundiaí Centro e do Automóvel Clube de Jundiaí. Na área assistencial, teve destacada atuação na campanha pró-construção do Abrigo de Menores do Caxambu. Em 1974, Jorge Copelli foi homenageado pelo Rotary como o mais antigo comerciante da cidade.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 24 de abril de ...
1875 Nascia em Petrópolis-RJ o músico Eduardo Tomanik.  
1929 Nascia em Jundiaí o cantor Durval de Brito Salles.
1957 Nascia em Jundiaí o violeiro e violonista Lázaro Purgato, conhecido como Corvo Branco ou Corvo Campeiro.
1959 Nascia em Itatiba-SP a pintora Elisabeth Fontana Suzan.
1971 Nascia em Jundiaí Débora Emi Mitsunaga, a primeira brasileira descendente de japoneses a ser eleita Miss Nikkey Internacional.
1976 Nascia em Campinas-SP o músico Christian Ricardo Guerreira dos Reis.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO