(Jundiaí, 14/5/1940) – Pintor. Assina A.E. Thomazeski. Iniciou sua formação no Liceu de Artes e Ofícios da Escola de Belas Artes de São Paulo, frequentando depois, o Curso de Desenho e Propaganda da Escola Panamericana de Artes e a Faculdade de Artes Plásticas de Bragança Paulista-SP. Thomazeski participa de exposições desde 1959, quando foi admitido no III Salão Jundiaiense de Belas Artes, realizado no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa. Constam do seu currículo, entre outras participações: III e IV Salões Municipais de Belas Artes de Jundiaí; I Encontro Jundiaiense de Arte; Salão Dom João VI de Belas Artes (São Paulo); I e II Mostras de Arte do Clube Beneficente e Recreativo 28 de Setembro (Jundiaí); XII Mostra de Arte dos Empregados da Light (São Paulo e Rio de Janeiro); XIII Mostra de Arte dos Empregados da Light (São Paulo); I Salão Campolimpense de Arte (Campo Limpo Paulista-SP); II Exposição Arte e Educação (EEPSG Dr. Antenor Soares Gandra, Jundiaí); I Semana Universitária da Associação Bragantina de Estudantes Universitários (Bragança Paulista-SP); II Salão de Arte Contemporânea da Associação dos Artistas Plásticos de Jundiaí; I Mostra de Artes Plásticas da Prefeitura Municipal de Jundiaí (Jundiaí); Pacearte Gallery (Embu-SP); I e II Coletivas dos Associados da A.A.P.J. (Jundiaí); Exposição Gênios da Pintura (Centro Cultural Bandeirantes, Jundiaí); V Salão de Arte Contemporânea da A.A.P.J. (Jundiaí); Mostra Coletiva de Artistas Jundiaienses em Iwakuni-Japão; II Feira de Arte e Artesanato de Morungaba-SP; I Salão Nacional de Humor de Jundiaí. Possui diversas premiações, entre medalhas, menções honrosas e referências especiais do júri. Crítica: “Thomazeski é um pintor. Além disso, e acima de tudo, é um excepcional colorista. Suas telas formalmente lembram a orgia das cores destes trópicos, numa massa feérica onde o figurativo se esvai ou se rende na multidão das formas abstratas. Mas não só desse ângulo as telas de Thomazeski devem ser apreciadas. Para aqueles que preferem enxergar na obra uma história – ou várias histórias entrelaçadas – Thomazeski oferece recordações que nosso inconsciente guarda, pela vivência passada ou até mesmo pelo desejo do encontro lúdico. Suas crianças, seus animais, suas paisagens, contam sempre uma mesma história, recheada de uma singeleza que qualquer pessoa que conheça o artista notará facilmente.” (Carlos Motta, 1982).

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 29 de novembro de ...
1911 Nascia em Jundiaí o fotógrafo amador Oswaldo Willy Fehr.
1955 Nascia em Jundiaí a escritora Thaty da Cunha Marcondes.
1955 Era criada em Jundiaí a Jundiá Filmes, responsável pela produção de filmes que contaram com atores locais e grandes nomes do cinema nacional.
1965 Nascia em Jundiaí o compositor Ailson do Amaral Vanderlei Jr.
1967 Falecia em São Paulo, aos 73 anos, o dramaturgo Francisco Antonio Vidile.
1969 Falecia em Jundiaí o violonista e compositor Rubens Torricelli.
1970 Nascia em Jundiaí a pintora e escultora Cristiane Suiter.
1971 Nascia em Jundiaí o diretor de cinema Renato Natal de Oliveira (Mindu).
2002 Falecia em Jundiaí o cantor e compositor Antonio Geromel.
2005 Falecia em São Paulo, aos 69 anos, o locutor esportivo Luiz Augusto Maltoni.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO