SOMBRA E ÁGUA FRESCA

Surgido na década de 70, com o nome Samba e Água Fresca, esse conjunto de samba tomou o nome de Sombra e Água Fresca em 1985, quando passou a atuar como conjunto orquestral. Liderado pelos vocalistas Donizete (ex-City Swing) e Zezé, o grupo teve várias formações ao longo dessas três décadas de atividade. Como orquestra, tornou-se atração nos bailes e festas de Jundiaí a partir dos anos 80, contando com metais, baixo, guitarra, bateria e percussão. Também tocou em outras cidades e Estados brasileiros até que, em 1989, surgiu uma temporada no Canadá. Alguns músicos ficaram poucos meses, mas o núcleo do grupo permaneceu em Toronto durante dois anos. Na década de 90, depois do retorno ao Brasil, a banda tornou-se, durante algum tempo, a marca registrada dos carnavais do Clube São João. Em 2001, o grupo respondeu pela animação do Carnaval da Velha Guarda no Clube Jundiaiense. Sua formação mais constante nos últimos anos foi esta: Donizete, Zezé, Beth, Luciana e Tuta (vocalistas), Leandro (teclado), Fernando (baixo), Igor (bateria), Marcelinho (percussão e vocal), Hélio Kramer (trombone), Rogério (trompete), Brás (sax), Sílvia, Luciana e Raquel (dançarinas). O trombonista Hélio Kramer atuou como arranjador do grupo, até falecer.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 24 de abril de ...
1875 Nascia em Petrópolis-RJ o músico Eduardo Tomanik.  
1929 Nascia em Jundiaí o cantor Durval de Brito Salles.
1957 Nascia em Jundiaí o violeiro e violonista Lázaro Purgato, conhecido como Corvo Branco ou Corvo Campeiro.
1959 Nascia em Itatiba-SP a pintora Elisabeth Fontana Suzan.
1971 Nascia em Jundiaí Débora Emi Mitsunaga, a primeira brasileira descendente de japoneses a ser eleita Miss Nikkey Internacional.
1976 Nascia em Campinas-SP o músico Christian Ricardo Guerreira dos Reis.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO