RAMOS, PLÍNIO DE ALMEIDA

(Jundiaí, 14/8/1916 +14/2/1985) – Depois de cursar o primário no Grupo Escolar Conde do Parnaíba, Plínio Ramos ingressou no Ginásio Prof. João Luiz de Campos, porém, já no 2º ano, teve que deixar os estudos para ajudar o pai no armazém que era mantido por sua família, na Rua 15 de Novembro. O interesse pela literatura e pelas artes, entretanto, acompanhou-o, vida a fora, fazendo-o, com isto, conhecido e admirado nas rodas intelectuais e boêmias de Jundiaí. Exerceu atividades em diversas áreas, da corretagem de imóveis à indústria, nesta, havendo sido sócio-proprietário da Cerâmica Videira e da fábrica de tacos e da loja de materiais de construção Idarma, da qual, depois, se tornou o único proprietário. Também esteve ligado à administração municipal, nas gestões dos prefeitos Omair Zomignani e Ibis Cruz, tendo exercido, a convite deste, o cargo de Secretário de Serviços Públicos. Foi nessa época que Plínio viu-se encorajado a retomar os seus estudos, terminando por bacharelar-se em Direito, na Faculdade Nossa Senhora do Patrocínio, em Itu.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 24 de abril de ...
1875 Nascia em Petrópolis-RJ o músico Eduardo Tomanik.  
1929 Nascia em Jundiaí o cantor Durval de Brito Salles.
1957 Nascia em Jundiaí o violeiro e violonista Lázaro Purgato, conhecido como Corvo Branco ou Corvo Campeiro.
1959 Nascia em Itatiba-SP a pintora Elisabeth Fontana Suzan.
1971 Nascia em Jundiaí Débora Emi Mitsunaga, a primeira brasileira descendente de japoneses a ser eleita Miss Nikkey Internacional.
1976 Nascia em Campinas-SP o músico Christian Ricardo Guerreira dos Reis.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO