PONTES, MARIA DE TOLEDO

(Jundiaí, 29/10/1891 +14/6/1986) – Professora e poetisa. Filha de Sebastião Henrique da Silva Pontes e Escolástica Michaela de Toledo Pontes. Depois de cursar o primário no Grupo Escolar Cel. Siqueira  Moraes, em Jundiaí, Maria de Toledo Pontes foi prosseguir seus estudos na Escola Modelo Caetano de Campos, em São Paulo, onde se diplomou em 1915. Em 10 de fevereiro de 1916, foi nomeada professora substituta efetiva do Grupo Escolar Modelo da cidade de São Carlos, onde permaneceu por seis anos. Em 17 de fevereiro de 1922, transferiu-se para a Escola Mista Rural da Fazenda Serra Azul, em Jundiaí, e em 6 de julho do mesmo ano, se removeu para a Escola da Fazenda Pau-a-pique, onde lecionou por mais de dois anos. Em 5 de fevereiro de 1925, foi nomeada adjunta do Grupo Escolar Barão de Jundiaí, de onde se removeu para o Grupo Escolar Siqueira Moraes em 20 de março de 1929. Posteriormente, transferiu-se para o Grupo Escolar Conde do Parnaíba e, por fim, lecionou no Grupo Escolar Tibúrcio Estevam de Siqueira, ali se aposentando em 24 de março 1953. Paralelamente ao magistério, Maria de Toledo Pontes dedicou-se à poesia, havendo, por diversas vezes, recebido premiações em concursos, inclusive, um deles, em dinheiro, no município de Cubatão. Entre as suas composições, destaca-se o Hino Jubilar da Cruzada dos Costumes Cristãos, musicado por Haidée Mojola. Ocupou a cadeira nº 27 da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí. Recebeu, entre outras distinções, diploma de Honra ao Mérito do Centro do Professorado Paulista, em março de 1974, e certificado do Governo do Estado de São Paulo por sua atuação em favor da causa constitucionalista durante a Revolução de 1932.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 14 de junho de ...
1898 Falecia em Jundiaí, aos 56 anos, Antonio Damásio Santos, o primeiro jundiaiense nato a administrar a cidade com o título de intendente.
1912 Nascia em Jundiaí o pintor Arthêmio Matiazzo.
1924 Nascia em Milão, Itália, o fotógrafo Lívio Tagliacarne.
1928 Nascia no Rio de Janeiro a poetisa Hilda Santos da Silva.
1936 Nascia em Jundiaí o professor e engenheiro naval Dayr Schiozer.
1965 Nascia em Jundiaí a pintora Isabel Cristina Baptistella Araújo.
1986 Falecia em Jundiaí, aos 94 anos, a professora e poetisa Maria de Toledo Pontes.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o artista plástico Issis Martins Roda.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO