PONTES, ESCOLÁSTICA MICHAELA DE TOLEDO

(São Paulo, 1863; Jundiaí +1956) – Primeira professora diplomada a lecionar na antiga Escola Mista de Vila Arens (atual E.E.P.G. Paulo Mendes Silva), Escolástica foi casada com o professor Sebastião Henrique da Silva Pontes, por sua vez, o primeiro gerente da fábrica de tecidos São Bento e primeiro intendente municipal no advento da República. Morto o marido, em 1897, por ocasião da epidemia de febre amarela que fez centenas de vítimas em Jundiaí, Escolástica Pontes criou e formou, sozinha, os seus cinco filhos, encaminhando-os, todos, para a profissão a que se dedicou durante mais de três décadas e que foi seguida também por suas noras, genros e netas. Em 1959, na gestão do prefeito Vasco Antonio Venchiarutti, seu nome foi dado a uma das ruas da Vila Maria Luíza.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 20 de julho de ...
1885 Nascia em Itu-SP o músico e maestro José Maria dos Passos.
1938 Falecia em Jundiaí, aos 63 anos, o médico Domingos Anastasio.
1947 Falecia em Jundiaí, aos 41 anos, o Professor João Muto.
2001 Falecia em São Paulo, aos 30 anos, o ilustrador e criador de histórias em quadrinhos e livros infantis Émerson Eduardo Luiz.
2002 Falecia em Jundiaí o ritmista Island Júnior.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada. Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada.
2019 Falecia em Jundiaí o metalúrgico, radialista e ex-vereador Rolando Giarola.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO