OLIVEIRA, VANDERLEI DIAS DE

(Ouro Verde-SP, 22/4/1970) – Ator. Fez sua iniciação teatral com Cláudio Melo, em 1994, na Escola de Arte Dramática de Jundiaí. Nesse mesmo ano, estreou no palco, participando do espetáculo Malégola – A Bruxa Antinatureza, com texto de Walter Machado Luiz, adaptado e dirigido por Cláudio Melo. Em 1995, sob direção de Cléber Lima, atuou na peça Irmão Sol e participou da I Tarde Teatral Dramaturgindo, interpretando o monólogo Uma Vida. Em 1996, realizando o Curso Profissionalizante para Ator QP IV do Teatro-Escola Cláudio Melo, em Jundiaí, participou de performance na abertura do carnaval de rua. Atuou também na peça A Queda Para o Alto e fez nova apresentação do monólogo Uma Vida, tendo participado ainda, da performance Clowdrilha, que foi apresentada na Festa Atrás da Moita e na Festa Julhina do Clube de Campo de Várzea Paulista. Ainda, nesse ano, atuou na produção e no elenco de Virgem Pobreza, espetáculo apresentado pelo Grupo Dramaturgindo no Convento de Campo Limpo Paulista. Em 1997, participou de oficina para atores ministrada por Grego, na Escola Parthenon, em São Paulo, e integrou o grupo teatral Imagem Viva, estudando o texto Muito Barulho por Nada, de William Shakespeare, sob direção de Marcelo Peroni. Em 1998, participando da oficina teatral ministrada por Jefferson Primo e Alexandre Ferreira, na Casa da Cultura de Jundiaí, atuou nos espetáculos Jesus Homem, apresentado no evento Pão & Poesia; O Verde e o Azul, apresentado em bairros de Jundiaí; A Peste, encenada no Teatro Polytheama; e O Auto da Compadecida, apresentado na Sala Glória Rocha. Teve atuação, ainda, na performance de Verão/Outono, apresentada na Sala Glória Rocha. Em 1999, voltou a integrar o grupo Imagem Viva, fazendo a técnica do som do espetáculo As Novas Comédias da Vida Privada, de Luiz Fernando Veríssimo, com direção de Cléber Lima, apresentado na Sala Glória Rocha e no Teatro Municipal de Campo Limpo Paulista.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 24 de abril de ...
1875 Nascia em Petrópolis-RJ o músico Eduardo Tomanik.  
1929 Nascia em Jundiaí o cantor Durval de Brito Salles.
1957 Nascia em Jundiaí o violeiro e violonista Lázaro Purgato, conhecido como Corvo Branco ou Corvo Campeiro.
1959 Nascia em Itatiba-SP a pintora Elisabeth Fontana Suzan.
1971 Nascia em Jundiaí Débora Emi Mitsunaga, a primeira brasileira descendente de japoneses a ser eleita Miss Nikkey Internacional.
1976 Nascia em Campinas-SP o músico Christian Ricardo Guerreira dos Reis.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO