Desembargador e escritor jurídico. Aprovado em primeiro lugar nos concursos públicos de ingresso no Ministério Público e na Magistratura do Estado de São Paulo, Márcio Franklin Nogueira foi Promotor de Justiça Substituto em Campinas e depois exerceu a judicatura nas comarcas de Juquiá (1ª entrância), Olímpia (2ª entrância), Jundiaí (3ª entrância; 1ª Vara Cível) e São Paulo (entrância especial, 5ª Vara Cível do Foro Regional de Santana). Foi, por dois anos, Juiz Substituto em Segundo Grau, com assento na 8ª Câmara da então 1ª Seção do Tribunal de Justiça de São Paulo, por fim, ascendendo ao posto de Juiz do Primeiro Tribunal de Alçada Civil, com assento também na 8ª Câmara. Também formado em Letras, lecionou Direito Processual Penal na Faculdade de Direito da Universidade Metodista de Piracicaba (1971 a 1973), vindo, em seguida, assumir a mesma cadeira na Faculdade de Direito Padre Anchieta, de Jundiaí. Atualmente, ocupa o cargo de coordenador pedagógico na Fadipa. Em 2001, obteve o grau de Mestre na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, recebendo nota máxima da banca composta pelos professores Dr. Jacinto Nelson de Miranda Coutinho (orientador), Dr. Rogério Lauria Tucci e Mestre Laurindo de Souza Netto. É autor de diversas obras na área de Direito Penal, incluindo apostilas, trabalhos escritos para publicações especializadas e o livro intitulado Transação Penal, publicado pela Editora Malheiros.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 30 de abril de ...
1930 Nascia em Jundiaí o pianista Jahyr Accioly de Souza.
2024 Falecia em Jundiaí, aos 69 anos, o jornalista, escritor, advogado e professor universitário João Carlos José Martinelli.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO