MILA, ARIOSTO

(Jundiaí, 28/12/1912 +9/12/1987) – Arquiteto. Filho do engenheiro Antonio Mila e de Antonia Mila, Ariosto iniciou seus estudos em Jundiaí, como aluno da Escola Paroquial Francisco Telles, e em seguida foi para Campinas, onde completou a sua formação pré-universitária no Colégio Culto à Ciência. Predisposto a seguir a mesma carreira do pai, matriculou-se na Escola Politécnica da USP, onde se diplomou e defendeu tese, recebendo o título de Professor-Doutor Livre Docente. Posteriormente, submetendo-se a concursos, na mesma universidade, recebeu também os títulos de Professor-Adjunto e de Professor Catedrático, com os quais lecionou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) desde a sua fundação, chegando a vice-diretor em 1976 e a diretor em 1980. Foi, ao mesmo tempo, chefe do Departamento de Tecnologia e membro da Coordenadoria de Pós-Graduação da FAU, além de compor Conselho Universitário da USP e atuar como membro do Fundo para a Construção da Cidade Universitária. Ariosto Mila dedicou-se a vida toda aos estudos e ao trabalho, nela se destacando por inúmeras obras que o tornaram um dos arquitetos mais respeitados do País. Foi homenageado três vezes, por relevantes serviços prestados ao Brasil, graças à sua atuação junto ao CREA-Conselho Regional de Arquitetura de São Paulo, onde ocupou a presidência da Comissão de Ética Profissional e foi membro da Comissão de Atribuições Profissionais. Junto à Prefeitura de São Paulo, por nomeação do prefeito, atuou como membro da Comissão Municipal de Transportes e da Comissão Permanente do Código de Obras. Em Jundiaí, presidiu a Comissão Municipal do Plano Diretor, a Comissão de Estudos para a Restauração do Cine Theatro Polytheama e a Comissão de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (COPAC); respondeu pelos primeiros estudos para a implantação do novo Paço Municipal; foi membro de júri em vários salões de artes e coordenou a Comissão Municipal do Acervo Cultural (1983 a 1985). Teve participação, ainda, em diversos congressos nacionais e internacionais sobre urbanismo; proferiu conferências em diversas cidades brasileiras e teve inúmeros trabalhos publicados em jornais e revistas especializadas. Colaborou na enciclopédia Ambiente e na edição brasileira da Enciclopédia Tecnológica Van Grei – Volume 5. Dentre os muitos projetos que lhe valeram distinções especiais, destacam-se o do Mercado Municipal de Bauru (1º prêmio), o da Faculdade de Odontologia de Bauru e o da Escola de Polícia e Laboratório de Hidráulica na Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira. A sua marca como arquiteto foi deixada em diversos edifícios do centro da cidade, tais como o Rosário, o Dona Antonia e o Antonio Mila. Ariosto dedicou-se também à pintura, ao desenho e à gravura e foi o criador do Troféu Curinga, que, durante muitos anos, constituiu a principal distinção oferecida às personalidades do meio social, cultural, econômico e político de Jundiaí.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 24 de abril de ...
1875 Nascia em Petrópolis-RJ o músico Eduardo Tomanik.  
1929 Nascia em Jundiaí o cantor Durval de Brito Salles.
1957 Nascia em Jundiaí o violeiro e violonista Lázaro Purgato, conhecido como Corvo Branco ou Corvo Campeiro.
1959 Nascia em Itatiba-SP a pintora Elisabeth Fontana Suzan.
1971 Nascia em Jundiaí Débora Emi Mitsunaga, a primeira brasileira descendente de japoneses a ser eleita Miss Nikkey Internacional.
1976 Nascia em Campinas-SP o músico Christian Ricardo Guerreira dos Reis.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO