MELATO, ANTONIO

(Verona, Itália, 29/8/1866 +Jundiaí, 31/7/1939) – Como imigrante, chegou ao Brasil para trabalhar nas fazendas, formando família composta por nove filhos. Em todas as fazendas por que passou, ao final dos dias de trabalho, sempre reunia seus filhos e os dos demais colonos e ensinava-os a ler e a escrever. Além da alfabetização, ministrava-lhes o ensino religioso. Na sua permanente disposição em auxiliar o próximo, transformou-se em alfaiate, aviando roupas para os colonos mais pobres, em uma máquina de costura manual; chegou a desempenhar as funções de enfermeiro, médico e farmacêutico, quando uma epidemia atacou os olhos das crianças, e também a de juiz-mediador, pacificando as contendas que surgiam entre os camaradas. Tão logo passou a residir no Bairro Ponte de Campinas, cuidou de fundar a primeira escola mista daquela região. Foi, também, um dos fundadores do Asilo dos Velhos e da Cruzada da Mocidade Católica. Nesta associação, cuja sede ajudou a construir, foi grande incentivador do teatro amador, ao qual se dedicaram, igualmente, quase todos os seus filhos.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 24 de abril de ...
1875 Nascia em Petrópolis-RJ o músico Eduardo Tomanik.  
1929 Nascia em Jundiaí o cantor Durval de Brito Salles.
1957 Nascia em Jundiaí o violeiro e violonista Lázaro Purgato, conhecido como Corvo Branco ou Corvo Campeiro.
1959 Nascia em Itatiba-SP a pintora Elisabeth Fontana Suzan.
1971 Nascia em Jundiaí Débora Emi Mitsunaga, a primeira brasileira descendente de japoneses a ser eleita Miss Nikkey Internacional.
1976 Nascia em Campinas-SP o músico Christian Ricardo Guerreira dos Reis.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO