LAZAR, JÔ

Pintor. Tendo passado a infância no Circo Irmãos Medrano, Jô Lazar trouxe para as suas telas o colorido, as luzes e o movimento daquele ambiente. Em 1969, pintou o seu primeiro quadro – uma marinha com característica acadêmica, diante do qual se questionou, ante a falta de elementos que revelassem o seu interior como artista. Pesquisando materiais, texturas, estilos, formas, cores, vê-se influenciado por Modigliani e Picasso e em 1975 começa a pintar suas mulheres, naturezas mortas e paisagens urbanas. Começa um trabalho linear. Figurativo cubista. Cores e temas adversos, retratando a bailarina do circo arraigada na doce memória da infância ou em cabeças se formando e se quebrando com o movimento. Aos poucos, começa a sintetizar suas figuras. Com simetria ou não, as figuras começam aparecer sempre sobre fundo geométrico. Na década de 90, Jô sente que já não precisa mais do elemento figurativo. Basta somente a harmonia entre forma e cor. Assim assume o estilo puramente concretista que caracteriza suas peças atuais. Em Jundiaí desde 1999, Jô Lazar tem exposto as suas pinturas em espaços públicos, como a Casa da Cultura e a Praça Governador Pedro de Toledo (Projeto Arte na Praça), ao mesmo tempo em que busca uma aproximação maior com o meio artístico local, a fim de definir o seu papel no movimento cultural da cidade. Em 2002, foi um dos expositores da coletiva Dezoito Motivos para Ver Arte, realizada no Shopping Center Paineiras.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 24 de abril de ...
1875 Nascia em Petrópolis-RJ o músico Eduardo Tomanik.  
1929 Nascia em Jundiaí o cantor Durval de Brito Salles.
1957 Nascia em Jundiaí o violeiro e violonista Lázaro Purgato, conhecido como Corvo Branco ou Corvo Campeiro.
1959 Nascia em Itatiba-SP a pintora Elisabeth Fontana Suzan.
1971 Nascia em Jundiaí Débora Emi Mitsunaga, a primeira brasileira descendente de japoneses a ser eleita Miss Nikkey Internacional.
1976 Nascia em Campinas-SP o músico Christian Ricardo Guerreira dos Reis.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO