LAZZARINI, ÁLVARO

(Jundiaí, 1937 +São Paulo, 16/2/2014) – Desembargador, professor e escritor jurídico. Graduado em Direito pela Universidade Católica de Campinas, Álvaro Lazzarini ingressou na Magistratura paulista em 1965, atuando em Santo André, Santa Cruz das Palmeiras, Itapira, Pirajuí e São Paulo. Em dezembro de 1979 assumiu o cargo de juiz do Primeiro Tribunal de Alçada Civil e em 1983 passou a integrar o Tribunal de Justiça de São Paulo. Em junho de 2004 foi eleito, por aclamação, presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil. Também é diretor da Escola Judiciária Eleitoral Paulista – EJEP/TRE-SP; professor de Direito Administrativo na Academia de Polícia Militar do Barro Branco; associado colaborador do Instituto dos Advogados de São Paulo; membro do Conselho Deliberativo do Instituto Pimenta Bueno – Associação Brasileira dos Constitucionalistas; membro efetivo da Academia Paulista de Magistrados; acadêmico perpétuo da Academia Paulista de Letras Jurídicas e membro da IACP – International Association of Chiefs of Police (USA). É autor dos livros: Código Penal Militar, Código de Processo Penal Militar, Estatuto dos Militares e Constituição Federal (5ª edição); Estudos de Direito Administrativo (2 ª edição); Temas de Direito Administrativo (2 ª edição).

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 16 de junho de ...
1927 Nascia em Jundiaí o escritor jurídico e fotógrafo amador Walter Campaz.
1952 Nascia em Morungaba-SP a contista, cronista e artista plástica Maria Helena de Paula Gomes Dias (Lena).
1966 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o professor João Duarte Paes.
1982 Falecia em Jundiaí, aos 47 anos, o professor, jornalista e radialista Nelson Álvaro de Figueiredo Brito.
1987 Falecia em Jundiaí, aos 83 anos, o intelectual autodidata Walter Gossner.    
2023 Falecia em Jundiaí, aos 82 anos, o advogado, radialista e professor universitário Reinaldo Ferraz de Barros Basile.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO