JANSONIS, PEDRO

(Riga-Letônia, 7/4/1912 +Jundiaí, 19/4/1991) – Fotógrafo, pintor e escultor.  Nome artístico: Mister. Veio para o Brasil com os pais, Rosália e Alexandre Jansonis, em 30 de abril de 1927, fixando residência, inicialmente, na cidade de São Paulo. Em abril de 1939 mudou-se para Jundiaí, onde se casou com Gema Sanguini. Mister manteve seu ateliê de fotografia na cidade durante mais de 40 anos, e nas horas de folga executava trabalhos de pintura, escultura e artesanato. Fez parte de diversas entidades culturais, tais como o Clube Filatélico Jundiaiense (Fijun), o Clube Recreativo XIII de Agosto (Clube de Xadrez) e a Associação dos Fotógrafos e Cinegrafistas Profissionais de Jundiaí. Na década de 1950, ajudou a fundar a Companhia Jundiá Filmes, voltada para a produção cinematográfica. Em vida, Pedro Jansonis foi agraciado pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Jundiaiense e, depois de morto, teve o seu nome atribuído a uma das ruas do Jardim Tulipas. A tradição do seu estúdio fotográfico, localizado na Rua Prudente de Moraes, foi mantida por seu filho Mauro e por sua nora Gianete, até o ano de 2002.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 14 de junho de ...
1898 Falecia em Jundiaí, aos 56 anos, Antonio Damásio Santos, o primeiro jundiaiense nato a administrar a cidade com o título de intendente.
1912 Nascia em Jundiaí o pintor Arthêmio Matiazzo.
1924 Nascia em Milão, Itália, o fotógrafo Lívio Tagliacarne.
1928 Nascia no Rio de Janeiro a poetisa Hilda Santos da Silva.
1936 Nascia em Jundiaí o professor e engenheiro naval Dayr Schiozer.
1965 Nascia em Jundiaí a pintora Isabel Cristina Baptistella Araújo.
1986 Falecia em Jundiaí, aos 94 anos, a professora e poetisa Maria de Toledo Pontes.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o artista plástico Issis Martins Roda.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO