HIGO, SATOCO

(Campinas-SP, 23/10/1933) – Pintora e desenhista. Assina Zélia. Começou a pintar aos 10 anos, reproduzindo fotos de atores de cinema da época, encontradas em revistas. Ainda como autodidata, especializou-se na arte do portrait. Ainda nessa fase, desenvolveu outras técnicas de pintura a óleo, diversificando a sua temática, do clássico ao modernismo. Posteriormente, ingressou na Faculdade de Belas Artes do Rio de Janeiro e veio completar o curso na Escola de Belas Artes de São Paulo. Fez, também, complementação em Educação Artística na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e habilitou-se em Pedagogia na Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral. Em 1957, participou da 1ª Semana de Arte em Alfenas-MG, obtendo o segundo lugar na categoria Desenho. Em Jundiaí, tomou parte no 3º Salão Jundiaiense de Belas Artes (1959), no 3º Salão Municipal de Belas Artes (1965) e no I Encontro Jundiaiense de Arte (1970). Leciona Educação Artística em escolas de 1º e 2º graus desde a década de 70.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 14 de junho de ...
1898 Falecia em Jundiaí, aos 56 anos, Antonio Damásio Santos, o primeiro jundiaiense nato a administrar a cidade com o título de intendente.
1912 Nascia em Jundiaí o pintor Arthêmio Matiazzo.
1924 Nascia em Milão, Itália, o fotógrafo Lívio Tagliacarne.
1928 Nascia no Rio de Janeiro a poetisa Hilda Santos da Silva.
1936 Nascia em Jundiaí o professor e engenheiro naval Dayr Schiozer.
1965 Nascia em Jundiaí a pintora Isabel Cristina Baptistella Araújo.
1986 Falecia em Jundiaí, aos 94 anos, a professora e poetisa Maria de Toledo Pontes.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o artista plástico Issis Martins Roda.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO