GIL, LUIZ GONZAGA AGUIAR

(Jundiaí, 21/10/1946) – Músico. Iniciou seus estudos musicais aos nove anos de idade, sob orientação do pai, professor Luiz Gonzaga Gil. Aos 11, já tocava bombardino na Banda Paulista, sob regência do maestro Paulo Mário de Souza, e pouco depois, já fazia solo de várias peças, como O Guarany, de Carlos Gomes, e Cavalaria Rusticana, de Mascagni. O trombone de vara entrou em sua carreira musical aos 12 anos, quando estudou o instrumento no Colégio Musical da Fundação Armando Álvares Penteado, tendo como mestre o professor Antonio Ceccato, primeiro trombone da Orquestra Sinfônica de São Paulo. No mesmo colégio, também aprendeu teoria, harmonia, rítmica e solfejo cantado, com diversos professores. Em 1959, passou a integrar a Orquestra Infantojuvenil de Jundiaí, que se apresentava em clubes da cidade. Com ela, teve participação em várias apresentações na antiga TV Tupi, aonde o grupo chegou a conquistar diversos troféus no Programa Infantojuvenil Estrela, e na TV Excelsior, no programa Gente de Futuro. Já nesse período, auxiliava o pai na formação de novos músicos, ministrando aulas de trombone, pistão e violão aos iniciantes. Com a idade de 15 anos, Gil tornou-se integrante da Orquestra Universal e em 1967 gravou com o grupo o LP Dance com o Sucesso, sob o comando de Aylton Mário de Souza. Tocou também, por vários anos, na Orquestra City Swing, viajando com ela, por inúmeras cidades do interior paulista, na capital e em outros Estados brasileiros. Foi componente, ainda, da Orquestra Sinfônica Juvenil de São Paulo, da Orquestra Marabá, da Big Gil e Sua Orquestra e do Furquim e Seu Conjunto Orquestral, com o qual participou do primeiro baile de gala do Teatro Municipal de São Paulo, em 1968. Também tomou parte em inúmeros festivais e conquistou o troféu Melhores do Ano, na cidade. Seu trabalho atual na música compreende a montagem de um conjunto instrumental para se apresentar em teatros, escolas e espaços alternativos, onde atua como músico arranjador.

Luiz Gonzaga Aguiar Gil, aos 13 anos
Luiz Gonzaga Aguiar Gil (trombone), José Luiz Marques (pistão) e Celso de Oliveira (pistão): metais da Orquestra Infanto-Juvenil em 1959
Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 13 de junho de ...
1966 Nascia em Montevidéu-Uruguai a coreógrafa Lis Michele Garcia Alaniz Lopes.
2008 Falecia em Jundiaí, aos 63 anos, a pianista e bailarina Teresa Cristina Sciamarelli.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO