ESCOLA NORMAL LIVRE DE JUNDIAÍ

Denominação tomada pelo antigo Colégio Florence, a partir de 1928, quando a professora Ana Pinto Duarte Paes assumiu a direção do estabelecimento, então localizado na Rua Barão de Jundiaí, com frente para a praça em que estavam situadas a antiga Cadeia Pública e a Câmara Municipal e que, posteriormente, já denominada Tibúrcio Estevam de Siqueira, veio abrigar o Palácio da Justiça Dr. Adriano de Oliveira. Em 1930 foram diplomadas pela “Escola da Dona Aninha” as primeiras dez professorandas de Jundiaí e no ano seguinte o Curso Normal foi oficializado. O Curso Complementar, que também era mantido pela Escola Normal Livre, foi transformado em curso ginasial e em 1935 também foi reconhecido pelo Ministério da Educação, daí passando a denominar-se Ginásio Álvares de Azevedo. Em 1946, já tendo formado 240 professores, o estabelecimento foi encampado pela Prefeitura, que o transferiu para o Estado, com a denominação Ginásio Estadual e Escola Normal de Jundiaí. Logo depois, transformou-se no Instituto de Educação e, finalmente, veio receber o nome de Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 16 de junho de ...
1927 Nascia em Jundiaí o escritor jurídico e fotógrafo amador Walter Campaz.
1952 Nascia em Morungaba-SP a contista, cronista e artista plástica Maria Helena de Paula Gomes Dias (Lena).
1966 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o professor João Duarte Paes.
1982 Falecia em Jundiaí, aos 47 anos, o professor, jornalista e radialista Nelson Álvaro de Figueiredo Brito.
1987 Falecia em Jundiaí, aos 83 anos, o intelectual autodidata Walter Gossner.    
2023 Falecia em Jundiaí, aos 82 anos, o advogado, radialista e professor universitário Reinaldo Ferraz de Barros Basile.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO