DÓRIA, CHRISTOVAM COLOMBO DE ARAÚJO

(Maceió-AL, 12/10/1910 +Jundiaí, 7/8/1980) – Médico. Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dr. Cristovam Dória veio para Jundiaí em 1948, após ter sido diretor da Penitenciária de Niterói (1940 a 1945) e também haver trabalhado no Hospital Matarazzo, em São Paulo. No desempenho das funções de médico-chefe do Posto de Assistência da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, em curto espaço de tempo conquistou enorme prestígio, a ponto de eleger-se vereador logo na eleição seguinte à sua chegada. Além de assistir os ferroviários da S.J., Dr. Dória também foi médico do Sesi, da Casa de Saúde Dr. Domingos Anastasio e da Krupp Metalúrgica Campo Limpo Paulista. No final dos anos 50, teve atuação particularmente destacada no combate à gripe asiática, em toda a região de Jundiaí. Depois de aposentar-se, ainda prestou serviços no antigo INPS, como coordenador local do órgão.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 14 de junho de ...
1898 Falecia em Jundiaí, aos 56 anos, Antonio Damásio Santos, o primeiro jundiaiense nato a administrar a cidade com o título de intendente.
1912 Nascia em Jundiaí o pintor Arthêmio Matiazzo.
1924 Nascia em Milão, Itália, o fotógrafo Lívio Tagliacarne.
1928 Nascia no Rio de Janeiro a poetisa Hilda Santos da Silva.
1936 Nascia em Jundiaí o professor e engenheiro naval Dayr Schiozer.
1965 Nascia em Jundiaí a pintora Isabel Cristina Baptistella Araújo.
1986 Falecia em Jundiaí, aos 94 anos, a professora e poetisa Maria de Toledo Pontes.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o artista plástico Issis Martins Roda.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO