(Jarinu-SP, 17/3/1899 +1983) – Músico. Filho do maestro Francisco Contesini e de Virgínia Borin. Anselmo aprendeu os primeiros acordes no clarinete aos cinco anos de idade. Aos sete, já acompanhava a irmã mais velha nas serestas e aos 13, fazia parte da Corporação Contesini, fundada por seu pai em 1905. Na década de 1950 passou a reger a banda da família, executando retretas no coreto da Igreja Nossa Senhora do Carmo, o qual leva hoje o seu nome. Com o desaparecimento da Corporação Contesini, em 1958, e a criação, mais tarde, da Banda Nossa Senhora do Carmo, Anselmo Contesini continuou a reger e tocar em Jarinu, além de integrar, em Jundiaí, a banda da Sociedade Musical e Recreativa União Brasileira. Também tocou em várias  orquestras, animando bailes de carnaval em toda a região.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 20 de julho de ...
1885 Nascia em Itu-SP o músico e maestro José Maria dos Passos.
1938 Falecia em Jundiaí, aos 63 anos, o médico Domingos Anastasio.
1947 Falecia em Jundiaí, aos 41 anos, o Professor João Muto.
2001 Falecia em São Paulo, aos 30 anos, o ilustrador e criador de histórias em quadrinhos e livros infantis Émerson Eduardo Luiz.
2002 Falecia em Jundiaí o ritmista Island Júnior.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada. Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada.
2019 Falecia em Jundiaí o metalúrgico, radialista e ex-vereador Rolando Giarola.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO