Registro de reunião da Diretoria do Clube Dois de Abril, em 1897

Fundado em 1º de janeiro de 1897, o Dois de Abril teve como seus idealizadores o farmacêutico Zacarias de Góes, Domingos Marques, Antonio de Brito, Abel Franco e Sebastião Matias dos Santos Queiroz, pertencentes à elite da raça negra de Jundiaí na época. Sua sede situava-se em imóvel alugado, na Rua Senador Fonseca, nº 1.019, e seus eventos festivos eram realizados nos salões da Sociedade Ítalo Brasileira, da Cruzada da Mocidade Católica e do Cine Ideal, mediante remuneração pelo seu uso em tais ocasiões. Nos início dos anos 1940, o Dois de Abril fundiu-se com o Clube Recreativo Jundiaiense – outra entidade que congregava a raça negra na cidade – e dessa união surgiu o Clube Beneficente e Recreativo 28 de Setembro, que se mantém em atividade até os dias atuais, com sede própria na Rua Petronilha Antunes, defronte à Praça das Bandeiras.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 31 de outubro de ...
1840 Nascia no antigo Distrito de Rocinha (atual Vinhedo) José Wilker da Costa, que exerceu o cargo de alcaide em Jundiaí.
1929 Nascia em Cosmópolis-SP o clérigo Hamilton José Bianchi.
1938 Nascia em Cosmópolis-SP a poetisa e compositora Anna Apparecida Osti Geromel.
1985 Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, a professora Anna Pontes Chagas.
2014 Falecia em Jundiaí a atriz e diretora teatral Ema Ivanira Pellegrini Tafarello.
2019 Falecia em Jundiaí, aos 95 anos, o desembargador Jorge Luiz de Almeida, membro da Academia Jundiaiense de Letras.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO