(São Paulo, 1930) – Cantora, bailarina e pintora. Transferiu-se para Jundiaí em 1942, aos 12 anos de idade. Nessa época, já dominava o sapateado. Aqui continuou seus estudos e entrou para o antigo Conservatório Musical, sob orientação de Deolinda Copelli. Sua primeira professora de canto foi Haydée Dumangin Mojola (autora do Hino de Jundiaí). Era assídua sua participação nos festivais promovidos pelo Conservatório. Apresentou-se, por várias vezes, acompanhada pela Orquestra da Sociedade Jundiaiense de Cultura Artística, sob regência do maestro José Maria Passos. Também participou de intercâmbios culturais na região, mostrando o seu sapateado, inclusive, no Teatro Municipal de Campinas. Com 15 anos de idade, passou a apresentar-se num programa só com músicas de câmara, que era levado ao ar pela Rádio Difusora Jundiaiense, com o acompanhamento dos pianistas Maria Tomanik, Deolinda Copelli e Jahyr Accioly (em sua primeira fase, o programa teve o patrocínio de O Rei das Roupas Feitas, de Benjamin Herman, e na seguinte, da indústria de bebidas Ferráspari). Nessa mesma época, fez-se conhecida, também, como Vovó Ana, atuando como animadora no programa Clube Infantil E-6 (era ela quem fazia a seleção das histórias e realizava concursos, com distribuição de brindes às crianças). Depois, foi apresentadora de um programa feminino na Rádio Educadora de Campinas, onde teve a acompanhá-la ao piano o maestro Mário de Túlio. Estava para assumir, nessa mesma rádio, um programa noturno com orquestra e auditório, quando, por contingência do seu casamento, decidiu abandonar a carreira artística. Como recordação da sua passagem pela Educadora, foi-lhe oferecida, pelo maestro Mário de Túlio, a gravação de um disco, no qual perpetuou, na sua voz, as composições Casinha Pequenina e Poema de Fibish. Depois de casada, Leda passou a ministrar aulas particulares de sapateado e, a partir de uma brincadeira, acabou criando a PlasticChic, uma empresa de confecção de plásticos, que dirigiu por 17 anos. Encerradas as atividades da empresa, Leda voltou-se para a pintura, retratando flores e a natureza. Em 2001, participou da 3ª edição do concurso Talentos da Maturidade, promovido pelo Banco Real, obtendo classificação nas três categorias disponíveis: Música Vocal, Artes Plásticas e Literatura. Em 2003, participou da gravação do CD Terça Nobre, com outros artistas da cidade. Além de prosseguir seus estudos da Bíblia, iniciados há 40 anos, Leda Basile planeja lançar uma autobiografia, contando detalhes de sua carreira artística.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 29 de novembro de ...
1911 Nascia em Jundiaí o fotógrafo amador Oswaldo Willy Fehr.
1955 Nascia em Jundiaí a escritora Thaty da Cunha Marcondes.
1955 Era criada em Jundiaí a Jundiá Filmes, responsável pela produção de filmes que contaram com atores locais e grandes nomes do cinema nacional.
1965 Nascia em Jundiaí o compositor Ailson do Amaral Vanderlei Jr.
1967 Falecia em São Paulo, aos 73 anos, o dramaturgo Francisco Antonio Vidile.
1969 Falecia em Jundiaí o violonista e compositor Rubens Torricelli.
1970 Nascia em Jundiaí a pintora e escultora Cristiane Suiter.
1971 Nascia em Jundiaí o diretor de cinema Renato Natal de Oliveira (Mindu).
2002 Falecia em Jundiaí o cantor e compositor Antonio Geromel.
2005 Falecia em São Paulo, aos 69 anos, o locutor esportivo Luiz Augusto Maltoni.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO