BASILE, ISALTINA FERRAZ DE BARROS

(Rio Claro-SP, 25/6/1905, filha de Alfredo Ferraz de Barros e Lucila de Barros Ferraz +Jundiaí, 6/8/1995) – Educadora. Depois de fazer os seus primeiros estudos em Rio Claro, Isaltina Ferraz de Barros cursou a Escola Normal de São Carlos, onde se formou professora no início dos anos 1920. Ingressando no magistério, lecionou, durante essa década, em diversas cidades do interior, como São Carlos, Bebedouro e Jaboticabal, onde se casou com Reynaldo de Montalvão Basile em 21/6/1930. Logo depois do casamento, mudou-se para Jundiaí, aonde o seu marido já atuara nas grades da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, e então assumiu sua cadeira no Grupo Escolar Barão de Jundiaí (Bairro da Colônia), onde permaneceu durante muitos anos. Por ocasião da Revolução Constitucionalista de 1932, lecionando naquela escola, teve relevante participação nos comitês de apoio às famílias dos jovens que seguiram para as frentes de batalha. Posteriormente, junto com suas colegas Celsina Barbosa Pazzinato, Diva Teixeira Coelho Saraiva e Lídia de Oliveira, formou o primeiro grupo de professoras titulares do antigo Instituto de Educação Jundiaí. Acompanhou a transformação dessa escola desde os tempos em que funcionava na região central da cidade até ela fixar-se no bairro do Anhangabaú, onde abrigou cursos experimentais, antes de ser denominada E.E.P.S.G. Bispo Dom Gabriel Paulino de Bueno Couto. Durante toda a sua carreira no magistério, como também depois de se aposentar, no início dos anos 60, D. Isaltina teve atuação destacada nos movimentos socioculturais de Jundiaí, participando e liderando diversas campanhas de caráter beneficente, além de fazer parte do Apostolado da Oração da Igreja Católica.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 20 de julho de ...
1885 Nascia em Itu-SP o músico e maestro José Maria dos Passos.
1938 Falecia em Jundiaí, aos 63 anos, o médico Domingos Anastasio.
1947 Falecia em Jundiaí, aos 41 anos, o Professor João Muto.
2001 Falecia em São Paulo, aos 30 anos, o ilustrador e criador de histórias em quadrinhos e livros infantis Émerson Eduardo Luiz.
2002 Falecia em Jundiaí o ritmista Island Júnior.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada. Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada.
2019 Falecia em Jundiaí o metalúrgico, radialista e ex-vereador Rolando Giarola.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO