BARBUIO, AMÁBILE MARIA TOZETTO

Jundiaí, 13/11/1941-7/10/2011 – Acordeonista e artista plástica. Nome artístico: Mabi. Uma festa realizada no Clube Jundiaiense, em 1951, marcou o início da carreira dessa artista cuja primeira predileção foi a música, o primeiro instrumento, o acordeão, e o primeiro mestre na arte, o professor João da Silva Oliveira. Mabi estreou musicalmente nessa festa, sob orientação da professora Judith Arruda Carretta, executando com seus colegas Paulo de Tarso Ribeiro e Neusa Carbonari, ao acordeão, o clássico “Casinha Pequenina”, com arranjo daquele maestro. Já os segredos da pintura, Amábile começou a desvendar em 1999, tomando aulas em um dos ateliês da cidade. Especializou-se em policromia e douramento em madeira, produzindo trabalhos que foram apresentados em diversos eventos em Jundiaí – como o Art Mix 2000, realizado pelo Tênis Clube – e em 2004 chegaram à Sala Del Bramante, na 5ª Bienal de Arte Internacional de Roma. Seus estudos de arte incluíram uma viagem às cidades históricas de Minas Gerais, onde conheceu a arte barroca e aprendeu a entalhar na madeira as imagens que pintava. Entre suas exposições, ganhou especial destaque uma realizada em abril de 2004, em que levou para a Catedral de N. S. do Desterro cerca de 40 esculturas de 30 cm a 1,10 m de altura, retratando santos e personagens da Sagrada Família, alguns deles em oratórios, criados por ela com a mais refinada técnica do estilo barroco. Essa mesma exposição foi apresentada, em seguida, no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 16 de junho de ...
1927 Nascia em Jundiaí o escritor jurídico e fotógrafo amador Walter Campaz.
1952 Nascia em Morungaba-SP a contista, cronista e artista plástica Maria Helena de Paula Gomes Dias (Lena).
1966 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o professor João Duarte Paes.
1982 Falecia em Jundiaí, aos 47 anos, o professor, jornalista e radialista Nelson Álvaro de Figueiredo Brito.
1987 Falecia em Jundiaí, aos 83 anos, o intelectual autodidata Walter Gossner.    
2023 Falecia em Jundiaí, aos 82 anos, o advogado, radialista e professor universitário Reinaldo Ferraz de Barros Basile.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO