(São Paulo, 1851 +1928) – Arquiteto responsável pela grande reforma executada na antiga Matriz de Nossa Senhora do Desterro no final do século XIX. Oriundo de tradicional família campineira, Ramos de Azevedo fez seus estudos de Engenharia e Arquitetura na cidade belga de Gand, onde permaneceu de 1875 a 1879. Iniciando suas atividades profissionais em Campinas, não demorou para que começasse a receber solicitações tanto do poder público como da elite paulistana, dado o estilo do seu trabalho, plenamente identificado com o ecletismo arquitetônico europeu. Assim, em 1886, transferiu-se para a capital, onde tornou-se o mais importante e prestigiado construtor da nova imagem institucional de São Paulo, do final do século XIX às duas primeiras décadas do século XX. Nesse período respondeu por obras como a da Escola Normal (Instituto de Educação Caetano de Campos (depois tornado sede da Secretaria Estadual de Educação), do Teatro Municipal, da Santa Casa de Misericórdia, do Palácio das Indústrias (atual sede do Gabinete do Prefeito), da agência Central dos Correios e Telégrafos e do Liceu de Artes e Ofícios (atual Pinacoteca do Estado). Em Jundiaí, além da grande reforma da Matriz (atual Catedral de Nossa Senhora do Desterro), Ramos de Azevedo foi o arquiteto responsável pelos projetos de construção dos prédios do Fórum e Cadeia Pública (1885) e do Grupo Escolar Siqueira Moraes (1895) e pela análise de vazão de água para o abastecimento da população de Jundiaí. No período em que foram executadas as obras de reforma da Matriz (1886 a 1890), Ramos de Azevedo manteve o seu escritório na edícula existente nos jardins do Solar do Barão de Jundiaí (sede do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí).

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 29 de novembro de ...
1911 Nascia em Jundiaí o fotógrafo amador Oswaldo Willy Fehr.
1955 Nascia em Jundiaí a escritora Thaty da Cunha Marcondes.
1955 Era criada em Jundiaí a Jundiá Filmes, responsável pela produção de filmes que contaram com atores locais e grandes nomes do cinema nacional.
1965 Nascia em Jundiaí o compositor Ailson do Amaral Vanderlei Jr.
1967 Falecia em São Paulo, aos 73 anos, o dramaturgo Francisco Antonio Vidile.
1969 Falecia em Jundiaí o violonista e compositor Rubens Torricelli.
1970 Nascia em Jundiaí a pintora e escultora Cristiane Suiter.
1971 Nascia em Jundiaí o diretor de cinema Renato Natal de Oliveira (Mindu).
2002 Falecia em Jundiaí o cantor e compositor Antonio Geromel.
2005 Falecia em São Paulo, aos 69 anos, o locutor esportivo Luiz Augusto Maltoni.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO