Meio de manifestação artística que começa no ateliê do artista e se completa no balcão do Correio, quando segue para o organizador da exposição. Os artistas trocam informações sobre técnica, trabalham a obra desde o envelope. O gênero se tornou comum na França, Alemanha e Itália, onde existem jornais, livros, revistas, vídeo-documentários, arquivos, galerias e museus especializados na exposição desse tipo de trabalho. A difusão da arte postal em Jundiaí teve início nos anos 80, quando o professor e artista plástico Marco Antonio Scarelli passou a incentivar seus alunos e colegas de pintura a se utilizarem desse meio para a troca de trabalhos e informações com artistas de outros países. A Scarelli se deve a organização da primeira grande mostra do gênero na cidade, a qual teve lugar no espaço cultural do Maxi Shopping, em setembro de 1995 e reuniu cerca de 700 trabalhos enviados por 372 artistas, de 32 países dos cinco continentes.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 20 de julho de ...
1885 Nascia em Itu-SP o músico e maestro José Maria dos Passos.
1938 Falecia em Jundiaí, aos 63 anos, o médico Domingos Anastasio.
1947 Falecia em Jundiaí, aos 41 anos, o Professor João Muto.
2001 Falecia em São Paulo, aos 30 anos, o ilustrador e criador de histórias em quadrinhos e livros infantis Émerson Eduardo Luiz.
2002 Falecia em Jundiaí o ritmista Island Júnior.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada. Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada.
2019 Falecia em Jundiaí o metalúrgico, radialista e ex-vereador Rolando Giarola.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO