Ventríloquo. Nome artístico: Vicente Alves. Argus, um ventríloquo que se apresentava em programas da Rádio Bandeirantes, nos anos 40, inspirou a carreira desse jundiaiense, que por mais de duas décadas divertiu as plateias locais, falando com seus bonecos. Foi em 1944, assistindo a um show dado por Argus no Cine Theatro Polytheama, que Vicente apercebeu-se da possibilidade que tinha de também executar aquelas falas que pareciam sair do estômago do humorista. Daí em diante, ele começou a exercitar diariamente a produção de outras vozes, ouvindo Humberto Simões, pela Tupi, até conseguir a performance desejada. Naquele ano mesmo, Vicente passou a integrar o corpo cênico dos congregados marianos da Vila Arens, apresentando-se com seus bonecos Tião e Juquinha nas reuniões festivas do Círculo Operário Jundiaiense. Quando foi inaugurada a Rádio Difusora Jundiaiense, em 1946, foi ele um dos primeiros artistas convidados para compor o cast da emissora. Vicente Alves manteve-se em grande evidência até os anos 1960, quer tomando parte em programas de estúdios, quer nos de auditório, realizados nos cines Ideal, República e Polytheama, ou, ainda, na famosa Caravana da Alegria, que levava os shows da rádio para outras cidades da região. Nessas ocasiões, tanto se apresentava sozinho, “falando” com seus bonecos endiabrados, como participava de outros quadros – como o Quitandinha sai da lata, em que fazia com Zalmin Horovitz (Von Chucruts Jr) os portugueses Maneco e Serapião. Participou, também, ao lado de Daniel Paulo Nasser, dos concorridos programas de calouros que eram realizados no Cine Argos, por intermédio da Rádio Santos Dumont.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 29 de novembro de ...
1911 Nascia em Jundiaí o fotógrafo amador Oswaldo Willy Fehr.
1955 Nascia em Jundiaí a escritora Thaty da Cunha Marcondes.
1955 Era criada em Jundiaí a Jundiá Filmes, responsável pela produção de filmes que contaram com atores locais e grandes nomes do cinema nacional.
1965 Nascia em Jundiaí o compositor Ailson do Amaral Vanderlei Jr.
1967 Falecia em São Paulo, aos 73 anos, o dramaturgo Francisco Antonio Vidile.
1969 Falecia em Jundiaí o violonista e compositor Rubens Torricelli.
1970 Nascia em Jundiaí a pintora e escultora Cristiane Suiter.
1971 Nascia em Jundiaí o diretor de cinema Renato Natal de Oliveira (Mindu).
2002 Falecia em Jundiaí o cantor e compositor Antonio Geromel.
2005 Falecia em São Paulo, aos 69 anos, o locutor esportivo Luiz Augusto Maltoni.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO