(Jundiaí, 26/8/1950) – Pianista. Desde a infância Carmem Sílvia revelou seu gosto pelo piano. Aos seis anos, incentivada pelos pais Ângelo e Undina, começou a estudar o instrumento, e aos 15 já tocava em audições em escolas, festas e formaturas. Também tocava harmônio (com pedais) em igrejas, inclusive fazendo participações voluntárias para noivas que não podiam pagar – como na paróquia de Santa Terezinha, nos anos 70. Depois de diplomar-se como pianista (1967), fez vários cursos de aperfeiçoamento. Sempre deu aulas de música, com prática e teoria, inclusive enquanto cursava a Faculdade de Pedagogia. Ministrando aulas na rede pública, repassou muitas noções de música e folclore para os alunos. Em 1985 começou a ministrar aulas na Escola Infantil São Francisco de Assis, mas continuou tocando em formaturas e criando bandinhas em escolas do gênero. Em 1994, durante uma festa de casamento, Carmen reencontrou o violinista Edgar Piacentini e convidou-o para formar um duo. Daí passaram não apenas a ensaiar juntos, mas estudar diariamente, ouvindo músicas de grandes intérpretes, incluindo tangos e gêneros mais modernos, buscando um aprimoramento de sua formação erudita e acadêmica. Em 1996, após ser convidada para fazer os arranjos de duas músicas para a Orquestra de Câmara do Colégio Visconde de Porto Seguro, em Valinhos, acabou se fixando como integrante do grupo, com o qual gravou dois CDs oficiais, sendo o mais recente Sementes do Amanhã. A dupla com Edgar ganhou corpo, tornando-se bastante requisitado em eventos como jantares, casamentos, aniversários e outras ocasiões sociais. Gravaram juntos inúmeras fitas e um CD-demo de trilhas de cinema somente para registrar o trabalho da dupla, que pretende ainda gravar mais cinco discos (italiano, cigano, clássico, serestas e tangos). O disco, Melodias Imortais, gravado em 2000, reúne pérolas como Cinema Paradiso e Lista de Schindler, mas não tem caráter comercial, destinando-se, apenas, à difusão do trabalho do duo. Ainda com Edgar, mais o trompetista Vagner Aguiar, Carmem compõe o trio Arte em Música, que também se apresenta em eventos especiais, como foi a plenária de 2002 dos servidores da Educação, realizada no Teatro Polytheama.

Com Edgar Piacentini.
Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 29 de novembro de ...
1911 Nascia em Jundiaí o fotógrafo amador Oswaldo Willy Fehr.
1955 Nascia em Jundiaí a escritora Thaty da Cunha Marcondes.
1955 Era criada em Jundiaí a Jundiá Filmes, responsável pela produção de filmes que contaram com atores locais e grandes nomes do cinema nacional.
1965 Nascia em Jundiaí o compositor Ailson do Amaral Vanderlei Jr.
1967 Falecia em São Paulo, aos 73 anos, o dramaturgo Francisco Antonio Vidile.
1969 Falecia em Jundiaí o violonista e compositor Rubens Torricelli.
1970 Nascia em Jundiaí a pintora e escultora Cristiane Suiter.
1971 Nascia em Jundiaí o diretor de cinema Renato Natal de Oliveira (Mindu).
2002 Falecia em Jundiaí o cantor e compositor Antonio Geromel.
2005 Falecia em São Paulo, aos 69 anos, o locutor esportivo Luiz Augusto Maltoni.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO