Porteiro, cartazista e roteirista de cinema. Trabalhou cerca de 40 anos nos antigos cinemas da cidade, fazendo as vezes de porteiro e cartazista. Nesta função, reproduzia, em grandes cartolinas, as cenas de maior impacto dos filmes que estavam sendo lançados. Era o cartazismo, em sua época, arte de grande prestígio, dada a carência de meios mecânicos para a produção de peças publicitárias destinadas à promoção dos espetáculos. Mas, a experiência e o gosto pela arte cinematográfica o levou também a se tornar o roteirista do primeiro faroeste filmado na América do Sul: O Cavaleiro da Serra. Feito em 1939, com direção de Lourival Miranda Duarte – na época, empregado da Companhia Paulista e, à noite, lanterninha do Cine Ideal –, O Cavaleiro da Serra teve como responsáveis pela sua realização os fotógrafos João Janczur e Luiz Carlos Chaves, mais os atores Orlando Barbosa, Euclides Barbosa, Lauro Zandona, Isabel Barbosa e Pompeu Perdiz, todos jundiaienses. Devido a problemas com a censura (era época da ditadura Vargas), o filme só pode estrear em 28 de março de 1941. A procura pelos ingressos foi tão grande que congestionou toda a região próxima do Cine Theatro Polytheama, onde ele foi exibido. Depois de ser visto pelos jundiaienses, o filme foi passado em outras cidades, inclusive no Rio Grande do Sul, para onde foi levado por Euclides Barbosa – o principal protagonista –, que acabou ficando, em definitivo, com sua única cópia. João Anísio, além de escrever a história, também foi o narrador do filme, no qual teve participação, ainda, como ator, embora em papel secundário. João Anísio figurou na película como um dos bandidos da quadrilha chefiada por Jim (personagem de Pompeu Perdiz), que é vencida por Jack Cavaleiro (personagem de Euclides Barbosa), após muitas lutas e tiros. Depois do argumento desse filme, João Anísio escreveu outros dois, sendo que um deles, intitulado Onde é o Fim da Amizade, chegou a ter sua filmagem iniciada, porém, acabou se perdendo, em razão do naufrágio do navio em que era levado para o Rio de Janeiro, para a análise da Censura. O outro, chamado Trilha da Vingança, ficou no papel, ainda escrito a lápis.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 29 de novembro de ...
1911 Nascia em Jundiaí o fotógrafo amador Oswaldo Willy Fehr.
1955 Nascia em Jundiaí a escritora Thaty da Cunha Marcondes.
1955 Era criada em Jundiaí a Jundiá Filmes, responsável pela produção de filmes que contaram com atores locais e grandes nomes do cinema nacional.
1965 Nascia em Jundiaí o compositor Ailson do Amaral Vanderlei Jr.
1967 Falecia em São Paulo, aos 73 anos, o dramaturgo Francisco Antonio Vidile.
1969 Falecia em Jundiaí o violonista e compositor Rubens Torricelli.
1970 Nascia em Jundiaí a pintora e escultora Cristiane Suiter.
1971 Nascia em Jundiaí o diretor de cinema Renato Natal de Oliveira (Mindu).
2002 Falecia em Jundiaí o cantor e compositor Antonio Geromel.
2005 Falecia em São Paulo, aos 69 anos, o locutor esportivo Luiz Augusto Maltoni.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO