ÚNGARO, RAPHAEL

(Jundiaí, 24/10/1900 +1998) – Barbeiro e comerciante. Filho de Luiz Úngaro e de Tereza Massa Úngaro, ele, italiano de Padova e ela de Mantova, Raphael Úngaro aprendeu o ofício de barbeiro aos 15 anos de idade, trabalhando no salão de Ernesto Merlinque, no Bairro de São João Batista. Depois, trabalhou na antiga Barbearia do Cirilo, na Rua São José. Fez fama em sua profissão no Salão Americano, onde, durante os anos 1930, era o único a executar o corte “a la garçone”, então em voga entre os franceses e o preferido pelos jovens militares que passaram a residir na cidade a partir da instalação do quartel do 2º Grupo de Artilharia de Dorso. Em 1924, Raphael casou-se com a costureira Virgínia Dainese, também filha de imigrantes, que lhe deu seis filhos: Argemiro, Hamilton, Irineu, Linneu, José Antonio e Carlos Úngaro, este último economista e professor, praticante de diversos esportes, vereador durante 12 anos e duas vezes presidente da Câmara Municipal, como também, por oito anos, presidente da Casa de Saúde Dr. Domingos Anastasio. O casal morou sempre em ruas centrais de Jundiaí (Rosário e Barão) e manteve na cidade o Bazar e o Bar Americano, ambos, de grande prestígio em sua época. Raphael foi um dos fundadores da Sociedade Fratellanza de Socorros Mútuos (atual Casa de Saúde Dr. Domingos Anastasio) e praticou bocha durante muitos anos, gozando de grande consideração entre os outros jogadores.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 24 de abril de ...
1875 Nascia em Petrópolis-RJ o músico Eduardo Tomanik.  
1929 Nascia em Jundiaí o cantor Durval de Brito Salles.
1957 Nascia em Jundiaí o violeiro e violonista Lázaro Purgato, conhecido como Corvo Branco ou Corvo Campeiro.
1959 Nascia em Itatiba-SP a pintora Elisabeth Fontana Suzan.
1971 Nascia em Jundiaí Débora Emi Mitsunaga, a primeira brasileira descendente de japoneses a ser eleita Miss Nikkey Internacional.
1976 Nascia em Campinas-SP o músico Christian Ricardo Guerreira dos Reis.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO