Riga-Letônia, 4/4/1914 +Jarinu-SP, 10/2/2006 – Pintor, escultor e gravador. Tao Sigulda recebeu toda a sua formação artística na Europa, com grandes mestres, tornando-se também, mestre de outros artistas. Tao chegou ao Brasil em 1960 e em 1982 montou o seu ateliê no Bairro Figueira Branca, na divisa dos municípios de Jarinu e Campo Limpo Paulista, junto ao qual também construiu um espaço cultural – o Centro Cultural Tao Sigulda – ondepassou a realizar grandes mostras de artes, reunindo pintores, escultores e gravadores de toda a região, bem como de outras partes do Brasil, além de convidados de outros países. Uma das mais notáveis criações de Tao é uma série de jogos de xadrez, nos quais as peças esculpidas em bronze contam a história dos povos e das suas grandes lutas. Tao planejou criar 64 jogos de xadrez, para contar os 6.400 anos de história da humanidade. Cada um desses jogos corresponde a cem anos de história. Trajetória Artística: 1928/1930 – Estudos técnicos. Forma-se armeiro (técnico em fabricação de armas); 1930/1931 – Estudos de Arte no Studio de Roma Sutta (Escola de Petersburgo); 1930/1933 – Faculdade de Arquitetura de Riga. Obtém diploma de Dr. Tode. Licencia-se pelo Liceu de Artes de Stuttgart (Alemanha), com o professor Loercher/escultura.Passa dois meses de estudos de Arte na Itália: Milão, Veneza, Firenze, Roma, Nápoles, Palermo (bolsa); 1934 – Estágio especial na Fábrica de Porcelana Jessen em Riga-Letônia, onde aprende a trabalhar com gesso e porcelana (moldes); 1935/1936 – Bolsista premiado na Academia de Belas Artes de Munich/Alemanha: escultura, fundição em bronze com o professor Bernhard Bleecker; anatomia com o professor Mollière. Faz, simultaneamente, estudos de Filosofia e Psicologia; 1936/1937 – Bolsista da Faculdade de Artes Plásticas de Berlim, estuda esculturas em pedra e madeira com os professores Kranz e Hitzberger; pintura com o professor Welte. Faz visita de seis semanas à Exposição Mundial de Paris, quando frequenta diariamemte o já célebre atelier de Pablo Picasso, em Montmartre; 1938 – Participa da Coletiva do Clube dos Artistas de Stuttgart. Volta à Faculdade de Artes Plásticas de Berlim. Escreve o livro “Sein” (“Ser”), que é editado clandestinamente, sem identificação do autor, por ser contrário ao regime político dessa época; 1939/1940 – Novamente bolsista na Academia de Belas Artes de Stuttgart, com o professor Fritz von Graevenntz. Ganha o grande título de aluno-mestre. Monta seu próprio ateliê; 1941 – Na Baltik-Film, de Riga, começa a fazer cinejornalismo sobre a guerra. Filma em várias frentes de batalha até 1943; 1944/1945 – Atua na Marsfilm, de Berlim, como assessor artístico e técnico do cortador-chefe da Bal-tik-Film, TummelTummelovic. Nova edição do livro filosófico Sein, com prefácio do pastor Vehlm, da Holanda; 1945/1951 – Ateliê de arte, escultura e fundição em bronze em SchwaebishGmuend-Alemanha. Sai o famoso livro 600 JahreGmuender Goldschmiede-Kunst (600 Anos de Arte em Gmuend), do professor Walter Kleim, com duas páginas de ilustração e uma página e meia de texto sobre sua obra; 1947 – Participação na coletiva Artistas da Letônia, em Essilingen; na coletiva Maior Leppesquere, em Stuttgart, com anotações de Frankfurter Rundschau (Beutel) e outros; Individual em Schwaebisch Gmuend; 1948 – Coletiva na Casa do Artista de Stuttgart, Schaller; 1951 – Coletiva Hagenbund, em Viena-Áustria; Coletiva PallaisHarrach (Viena-Áustria.); 1952 – Graz-Áustria, Arquitetura; 1953 – Monta ateliê próprio de Artes Plásticas em Viena, para atender a particulares e construtoras, além de colecionadores; 1957 – Volta à Alemanha, onde faz cenários para teatro e encomendas especiais para colecionadores e museus; 1959 – Exposição individual na Galeria Senatore, em Stuttgart – Individual na Casa do Artista, em Ulm (Alemanha); 1960 – Exposição individual na Galeria Del Ponte, em Nápoles, Itália (todas as obras expostas são adquiridas no primeiro dia pelo colecionador napolitano Angel Blasi). Tao e sua esposa, Tama, viajam nesse ano para o Brasil, com intenção de seguirem para o Canadá, mas acabam se fixando no Estado de São Paulo; 1961 – Coletiva na Galeria Prestes Maia (São Paulo); 1962/1963 – Pró-Arte, São Paulo: direção e cenários do Teatro Experimental; Direção da Escola de Arte Dramática da Pró-Arte; Criação de obras de arte para colecionadores e particulares; 1964/1966 – Cenários para o Teatro Alemão Berta Slemer, Pró-Arte, Casa de Goethe, Deutsches Theater na Aliança Francesa; obras sob encomenda; 1967 – Participação na Saginaw Fair, Detroit-Michigan-EUA com cinco trabalhos. Conquista o 1º, 2º e 6º prêmios e o Great Seallof Michigan; 1968/1969 – Ateliê e exposição permanente na Alameda Fernão Cardin (São Paulo); Individual na Vila Rosa, São Paulo; 1971 – Ganha concorrência internacional (com a participação de Salvador Dali), para criar e executar todos os interiores da Igreja do Preciosíssimo Sangue de Cristo, na Tijuca, Rio de Janeiro: Via Sacra, imagem de Cristo Vencedor, imagem de Nossa Senhora, altares, sacrários, vitreaux, batistério etc.; 1973 – Coletiva em Bremen, Alemanha: Quatro Artistas Brasileiros; 1974 – Expo Teuto-Brasileira no MASP, Ibirapuera, São Paulo; 1975 – Individual no Salão da Comgás (São Paulo), onde lança a alugravura (gravura em alumínio); 1976 – Individual na Galeria de Arte do Iate Clube do Rio de Janeiro; Executa o busto de Johann Wolfgang von Goethe, para o jardim da Biblioteca de São Paulo, na Rua Bráulio Gomes; Individual na Galeria Bandeirantes, São Paulo; 1977 – Individual durante o Congresso do Rotary Club, em Águas de Lindóia-SP; Doa peças para o leilão de arte dos Cavaleiros da Cruz de Malta, realizado pelo célebre Irineo Angulo (S. Paulo); Individual durante o Congresso de Proctologia, em Goiânia-GO; Individual no saguão do Paço Municipal de Campo Limpo Paulista-SP; 1978 – Exposição no Centro Cultural Bandeirantes (Jundiaí); 1979 – Exposição na Galeria Iate Club (Rio de Janeiro); Exposição no Centro Cultural Skandia (Bogotá, Colômbia); Convidado especial no 7º Encontro de Artes da EPSG Antenor Soares Gandra (Jundiaí); 1980 – Exposição no saguão da Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista-SP; 1981 – Exposição no Centro de Convivência Cultural (Campinas-SP); 1982/84 – Montagem do Ateliê Expo T.S. no bairro Figueira Branca (Campo Limpo Paulista-SP); 1985/1996 – Participação nas Coletivas (duas por ano) no Centro Cultural Tao Sigulda; 1986 – Exposição na Feira dos Municípios no Parque Anhembi (São Paulo); 1987 – Coletiva no Museu de Arte Contemporânea de Americana (SP); 1988 – Coletiva no Museu Histórico de Jundiaí; 1989 – Individual no Museu Histórico de Jundiaí; 1992 – Coletiva (três artistas) no Centro Cultural Mislata (Valência, Espanha); Coletiva I Mostra de Arte FIEO (Osasco-SP); 1994 – Convidado especial na Casa das Américas (Havana-Cuba), na I Bienal Paulista (Valinhos-SP) e no Jarinu Artes V (Jarinu-SP); 1995 – Convidado especial na Coletiva Arte do Momento (Havana-Cuba e Morelia/Michucan México, e Jarinu Artes VI); 1996 – Convidado especial na Coletiva Arte do Momento (Valinhos-SP, Blumenau-SC e Jarinu Artes VII); Individual no Grêmio Recreativo C.P. (Jundiaí), com promoção do Espaço Cultural Literarte; Exposição comemorativa pela reinauguração do Teatro Polytheama (Jundiaí); 1997 – Exposição comemorativa ao lançamento do Anuário Jundiaiense de Artes Plásticas-97 (Grêmio Recreativo C.P., Jundiaí); Mapa Cultural Paulista (Piracicaba-SP); Jarinu Artes VIII; Pão & Poesia V (Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari, Jundiaí); Leilão de arte em prol do Grendacc (Jundiaí); Lançamento do catálogo da exposição comemorativa à reabertura do Teatro Polytheama (Jundiaí); Exposição da Primavera (Paço Municipal de Campo Limpo Paulista-SP); 1998 – Exposição no Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Limpo Paulista; Exposição na Semana de Aniversário de Jarinu-SP; Coletiva de lançamento do Anuário Jundiaiense de Artes Plásticas-98 (Grêmio C.P., Jundiaí); Exposição comemorativa ao lançamento do Anuário Paletas-98 (Ed. Markovisky), na 15ª Bienal do Livro ( Expo Center Norte e Galeria Marli Vilas Boas, São Paulo); Convidado especial na exposição comemorativa Mulheres em Sol Maior V, no Teatro Paulo Autran (São Paulo); Convidado especial na exposição Fragmentos do Cosmos, no Thaba (Americana-SP); XXVI Coletiva de Artes Plásticas no Centro Cultural Tao Sigulda (Campo Limpo Paulista); Participação no I Simpósio Internacional de Escultura Monumental em Aço Inox, realizado em São Caetano do Sul-SP, onde criou o monumento Bandeirante 2000, em aço inoxidável, com 8 m de altura; Jarinu Artes IX (Jarinu-SP); Primavera no Paço (Campo Limpo Paulista); XXVII Coletiva de Artes Plásticas no Centro Cultural Tao Sigulda (Campo Limpo Paulista-SP); 1999 – Jarinu Artes, como convidado especial; XXVIII Coletiva de Artes Plásticas no Centro Cultural Tao Sigulda (Campo Limpo Paulista-SP); Arte no Paço (Campo Limpo Paulista-SP); Coletiva de lançamento do Anuário Jundiaiense de Artes Plásticas-99 (Grêmio C.P., Jundiaí); Coletiva em Blumenau-SC; XXIX Coletiva no Centro Cultural Tao Sigulda (Campo Limpo Paulista); Coletiva de abertura da Sala Cecília Meirelles (Complexo Cultural Argos, Jundiaí); 2000/2005 – Todas as coletivas do C. C.Tao Sigulda. Acervos: Tao Sigulda possui trabalhos em museus da Suíça e do Brasil e em poder de colecionadores da Suíça, Austrália, Áustria, África, Bélgica, Brasil, Canadá, Estados Unidos (só um colecionador deste país possui 86 obras suas), França, Inglaterra, Itália, Letônia, Trinidad, e União Soviética. No Brasil, Tao executou obras para a Igreja do Preciosíssimo Sangue de Cristo (Rio de Janeiro); para a Embaixada da Hungria, em Brasília; o busto de Goethe, em São Paulo; o busto de Francisco de Luccia, também em São Paulo; o busto de Erich Markus, em Araguari-MG; o busto do Conde Sciciliano, em Jundiaí; o busto de Antonio Agu, em Osasco-SP, e várias outras obras em diversos edifícios de São Paulo e do Rio de Janeiro. Contam-se também, entre suas obras, o busto do Dr. Saburo Matsumoto, em São Paulo; o monumento Trabalho e Desenvolvimento e o monumento da Krupp Metalúrgica, em Campo Limpo Paulista. Publicações: Standpunkt, Welt der Frau, Ansaetze, Akademishe Jugend, Radius, Stuttgart. Ulmer Nachrichten; 1ª edição do livro Sein, com assinatura; poemas sobre Arte e Vida em prosa, Remsdruck Gmuend; Sein II (filosofia de Arte e Vida – Karl Mayer, Verlag Stuttgart); Plaketten und Medaillenp/Estúdio de Arte Tao Sigulda (Aries-Widder) – Remsdruckerei. Edições particulares: Der Drachenteppich(Tapeçaria dos Dragões, conto); Die Eisblume (Flor de Gelo, conto); Arcanum 9 (contos); De Echnaton a Leonardo da Vinci (teatro); 2003 – lançamento do livro“Ser” (versão de “Sein” em língua portuguesa, Ed. Literarte, Jundiaí). Em 2004, quando o artista completou90 anos, foram lançados os livros “Tao Sigulda – A Arte é a Caligrafia da Alma” e “Arte, Educação e Projetos – Tao Sigulda para Crianças e Educadores”.

Centro Cultural Tao Sigulda.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 15 de maio de ...
1911 Nascia em Franca-SP o professor e pintor Antonio Del Monte.
1911 Nascia em Jundiaí a pianista Maria da Glória Oliveira Faria.
1930 Falecia em Jundiaí João Nano, patriarca da família Nano no Brasil.
1931 Falecia em Jundiaí, aos 63 anos, João Maria Gonzaga de Lacerda, último intendente e primeiro prefeito de Jundiaí.
1945 Nascia em Jundiaí o músico José Delfino Sureira.
1956 Nascia em Jundiaí o escultor Jôse Gracias Dio.
1972 Falecia em Jundiaí o professor e filatelista Emílio Oscar de Alvarenga Mazzola.
2004 Falecia em Jundiaí, aos 78 anos, o professor e ex-prefeito Pedro Fávaro.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO