Jundiaí, 6/12/1937 – Cantora. Filha de Emílio Blumer e Edoína Tenquella Blumer. Wanda estreou como cantora em 16 de maio de 1947, apresentando-se no programa Infanto Juvenil ZYE-6, que era apresentado no Cine Teatro Polytheama, sob o comando de Lourival Miranda Duarte, conhecido por “seu Louro”. A partir daí, passou a fazer parte do cast artístico da ZYE-6 (depois Difusora Jundiaiense), e as suas apresentações tornaram-se rotineiras nos programas que eram realizados às quintas e sábados à tarde, nos próprios estúdios da rádio, à rua Barão de Jundiaí, 384, e aos domingos, das 10h00 às 12h00, no Polytheama. Em sequência aos programas do “seu Louro”, vieram o Grêmio do Sesinho e o Clube Infantojuvenil E-6, coordenados por Avelina de Brito, nos quais Wanda continuou se apresentando como cantora de música popular brasileira. No Polytheama, teve oportunidade de se apresentar ao lado de grandes astros do rádio brasileiro, como Hebe Camargo, Luiz Gonzaga, João Dias, Izaurinha Garcia e outros, que garantiam sempre casa lotada. Também, por diversas vezes, foi convidada para representar Jundiaí em programas de rádio na capital, como o Clube do Papai Noel, que era levado ao ar pela Tupi, em rede nacional, sob comando de Homero Silva, e o Cartazes do Interior, apresentado pela Record, sob comando de Randal Juliano, e outros, nessas mesmas rádios, na América e na Difusora de São Paulo. Durante mais de dez anos, Wanda tomou parte em eventos comemorativos – como, em junho de 1949, no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, por ocasião do 56º aniversário da Folha; em maio de 1950, no Cine Ideal, por ocasião do 4º aniversário da Difusora, e em vários bailes de formatura abrilhantados pelas orquestras City Swing e Universal. Também foi integrante do grupo de divulgadoras da Festa da Uva de 1955. Em 1961 Wanda deixou a carreira artística para casar-se com o engenheiro Dayr Schiozer, com quem teve quatro filhos, um dos quais (Rafael) veio tornar-se integrante da Banda Bis. Wanda Blumer é citada no Dicionário Jundiaiense de Música (Ed. Literarte, 1999).

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 29 de novembro de ...
1911 Nascia em Jundiaí o fotógrafo amador Oswaldo Willy Fehr.
1955 Nascia em Jundiaí a escritora Thaty da Cunha Marcondes.
1955 Era criada em Jundiaí a Jundiá Filmes, responsável pela produção de filmes que contaram com atores locais e grandes nomes do cinema nacional.
1965 Nascia em Jundiaí o compositor Ailson do Amaral Vanderlei Jr.
1967 Falecia em São Paulo, aos 73 anos, o dramaturgo Francisco Antonio Vidile.
1969 Falecia em Jundiaí o violonista e compositor Rubens Torricelli.
1970 Nascia em Jundiaí a pintora e escultora Cristiane Suiter.
1971 Nascia em Jundiaí o diretor de cinema Renato Natal de Oliveira (Mindu).
2002 Falecia em Jundiaí o cantor e compositor Antonio Geromel.
2005 Falecia em São Paulo, aos 69 anos, o locutor esportivo Luiz Augusto Maltoni.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO