SANTOS, MARIA AMÉLIA DUMANGIN

(Jundiaí, 20/11/1893 +15/4/1971) – Pintora e pianista. Nome Artístico: Nena. Filha do engenheiro Maurice Dumangin (neto de Maurice Du Mangin, médico da família real francesa na época da Revolução de 1789, que assinou o atestado de óbito do Príncipe Luiz XV, morto pelos revolucionários) e de Felisa Iglesias, Nena, a exemplo de sua irmã Haydée (autora do Hino de Jundiaí), dedicou-se à música e à pintura. Destacou-se ao piano, interpretando Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Francisco Mignone e valsas de Chopin, e com os pincéis, transportando para a tela expressivas imagens de Jundiaí de sua época. Após casar-se com João Silva Santos, comerciante de café do porto de Santos, Nena transferiu-se para aquela cidade, onde nasceram seus filhos Paulo e Mário. Com a morte prematura do marido, mudou-se para São Paulo e, por fim, retornou a Jundiaí, onde viveu seus últimos anos. Parte da sua produção pictórica, conservada pelos filhos, foi reapresentada no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, em 1998, por ocasião da mostra comemorativa dos 90 anos de fundação dessa entidade e dos 48 anos de realização do 1º Salão Jundiaiense de Belas Artes, do qual ela foi participante.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 24 de abril de ...
1875 Nascia em Petrópolis-RJ o músico Eduardo Tomanik.  
1929 Nascia em Jundiaí o cantor Durval de Brito Salles.
1957 Nascia em Jundiaí o violeiro e violonista Lázaro Purgato, conhecido como Corvo Branco ou Corvo Campeiro.
1959 Nascia em Itatiba-SP a pintora Elisabeth Fontana Suzan.
1971 Nascia em Jundiaí Débora Emi Mitsunaga, a primeira brasileira descendente de japoneses a ser eleita Miss Nikkey Internacional.
1976 Nascia em Campinas-SP o músico Christian Ricardo Guerreira dos Reis.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO