PRIMEIRO SALÃO JUNDIAIENSE DE BELAS ARTES

Abertura do Salão, em 16/12/1950: Ignez Enfeldt, Neide Pires de Oliveira e Odila de Souza Del´Antonio, com o prefeito Vasco Antonio Venchiarutti, o pintor Amadeu Accioly e o escultor Luiz Morrone.

Evento realizado no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, de 16 de dezembro de 1950 a 15 de janeiro de 1951, com o apoio da Prefeitura Municipal de Jundiaí e organização a cargo de uma comissão secretariada pelo pintor Amadeu Accioly. O salão teve como patrono Almeida Júnior e em sua inauguração estiveram presentes o prefeito Arqº Vasco Antonio Venchiarutti e o deputado e ex-prefeito Dr. José Romeiro Pereira, além do presidente do Gabinete de Leitura, Sr. Jurandyr de Souza Lima. Foi o orador, na ocasião, o professor Lázaro Miranda Duarte. Participaram como expositores: Artêmio Matiazzo, Alfredo Abaid, Amélia Dumangin Santos, Avelina de Brito, Dinah de Campos Bocchino, Fernanda Perracini Milani, Guilherme Ferreira, Ignez Oliveira Enfeldt, Léa Bulis, Luci Sampaio Teixeira, Lúcia Ricci, Maria Augusta Mendonça de Carvalho Traldi, Orlando Rômulo Paschoal, Maria Aparecida Van Langendock, Antonio Del Monte, Adelina Ferrari Garcia, Arsênio Pessolano, Luiz Mizzete, Lucy Soares de Castro, Marina de Almeida Garcia, Odila de Souza, Padre Damião Prentke SDS e Sylvio Hila Gimenez, com trabalhos de pinturas, e Arqº Vasco Antonio Venchiarutti e Flávio D’Angieri na Seção de Arquitetura. Na ocasião foram prestadas homenagens a dois artistas falecidos: Professores Sylvio Graziani e Deodato Pestana.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 13 de abril de ...
1930 Nascia em Jundiaí o ator Olivo Tubini.
1933 Nascia em Jundiaí a escritora e farmacêutica Aída Radanovic.
1951 Nascia em Jundiaí o pintor Apolônio Camacho Bizerra.
1960 Nascia em Jundiaí o pintor Paulo Roberto Luchetti.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO