NEVES, MANOEL VICENTE DA COSTA

(Bom Jesus dos Perdões, 7/3/1923 +Itu, 15/8/2000) – Clérigo. Foi muito conhecido como Frei Clemente. Ordenado em 8/12/1945, viveu como frade durante mais de trinta anos, até ser tornado padre secular pelo bispo diocesano D. Gabriel Paulino Bueno Couto, que o nomeou para dirigir a Paróquia de Santa Terezinha (Vila Rio Branco) em 6/6/1977. Nos 17 anos que ficou à frente dessa paróquia, notabilizou-se por seu dom de oratória e pelo pioneirismo na criação de cursos de evangelização, além de empreender a construção do salão de festas anexo à igreja. Destacou-se, ainda, como profundo conhecedor do direito canônico, sendo, por essa virtude, chamado para ocupar o cargo de procurador da Mitra Diocesana e traduzir para o bispo os documentos expedidos pelo Vaticano. Em 1994, Frei Clemente foi nomeado vigário da Paróquia de N. S. da Candelária, de Itu-SP, aonde também deixou a sua marca, realizando as obras de reforma do teatro do salão paroquial. Aos 75 anos, já bastante doente, renunciou à direção daquela paróquia para recolher-se ao Convento Nossa Senhora do Carmo, onde faleceu como prior.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 24 de abril de ...
1875 Nascia em Petrópolis-RJ o músico Eduardo Tomanik.  
1929 Nascia em Jundiaí o cantor Durval de Brito Salles.
1957 Nascia em Jundiaí o violeiro e violonista Lázaro Purgato, conhecido como Corvo Branco ou Corvo Campeiro.
1959 Nascia em Itatiba-SP a pintora Elisabeth Fontana Suzan.
1971 Nascia em Jundiaí Débora Emi Mitsunaga, a primeira brasileira descendente de japoneses a ser eleita Miss Nikkey Internacional.
1976 Nascia em Campinas-SP o músico Christian Ricardo Guerreira dos Reis.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO