MORAES, MARILENE MINGOTTI MACHADO DE

(Jundiaí, 16/8/1957) – artista plástica. Trabalha com cerâmica, pintura e colagem. Assina Marilene Moraes. Licenciada em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas, pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Marilene especializou-se em Arte-Educação na ECA/USP e em Monitoria em Artes no Museu de Arte Contemporânea da USP e frequentou diversos cursos de extensão universitária, como A Arte de Contar Histórias e O Professor da Escola Pública e o curso de monitoria da XXVI Bienal de São Paulo. Professora de Arte há mais de vinte anos, atua na E.E. Paulo Mendes Silva, em Jundiaí, como professora efetiva. Com o intuito de estudar História da Arte na Itália, frequentou o curso básico e o intermediário de Língua Italiana no Círcolo Italiano di Jundiaí e no Instituto Michelangelo di Língua e Cultura Italiana. Cursou, também, História da Arte, na Scuola Leonardo da Vinci, em Firenze, Itália. Na década de 1990, dedicou-se à pintura em porcelana e à modelagem em argila, bem como aos trabalhos com colagens. O processo pelo qual cria atualmente suas obras começa pela imagem fotográfica, e sua preocupação constante é a busca da essência na composição através da simplificação das linhas e formas da natureza. Na exposição Trajetórias (ECA/USP, dez/ 1999), a crítica de arte Luciana Henn Siqueira de Castro disse sobre o seu trabalho: “Entre o positivo e o negativo as linhas dos contrastes nos sugerem opostos, conflitos. Mas a placidez estética é mais incisiva e refaz nosso olhar. Agora podemos ver na natureza imagens além do belo, podemos ver traços de um desenho que se refaz há milênios, e que num segundo, foi aprisionado reinventando a própria natureza”. Em Jundiaí, Marilene integra o Grupo Estação Paulista, com o qual tomou parte em diversas mostras no Museu da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e em outros locais.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 16 de junho de ...
1927 Nascia em Jundiaí o escritor jurídico e fotógrafo amador Walter Campaz.
1952 Nascia em Morungaba-SP a contista, cronista e artista plástica Maria Helena de Paula Gomes Dias (Lena).
1966 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o professor João Duarte Paes.
1982 Falecia em Jundiaí, aos 47 anos, o professor, jornalista e radialista Nelson Álvaro de Figueiredo Brito.
1987 Falecia em Jundiaí, aos 83 anos, o intelectual autodidata Walter Gossner.    
2023 Falecia em Jundiaí, aos 82 anos, o advogado, radialista e professor universitário Reinaldo Ferraz de Barros Basile.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO