MIRANDA, CLOTILDE COPELLI DE

(Jundiaí, 27/6/1899 +22/71957) – Dentista e educadora. Filha do Capitão Francisco Copelli e de D. Conchetta D’Agostini Copelli. Formada pela Faculdade de Odontologia de Pindamonhangaba, Clotilde Copelli foi pioneira no exercício da profissão de dentista em Jundiaí e, desta forma, pioneira no movimento feminista na cidade. Manteve, por longo tempo, consultório na Rua Rangel Pestana e, paralelamente, exerceu o magistério, lecionando Ciências e Biologia na Escola Técnica de Comércio Prof. Luiz Rosa, de cuja direção também participou, por quase três décadas, ao lado do marido, professor Sebastião Augusto de Miranda. Afora essas brilhantes carreiras, Clotilde teve atuação destacada na Associação de Amparo ao Tuberculoso de Jundiaí e em outras entidades de caráter filantrópico. Em 1932 abraçou a causa constitucionalista, oferecendo abrigo aos combatentes paulistas nas dependências do Ginásio Rosa.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 16 de junho de ...
1927 Nascia em Jundiaí o escritor jurídico e fotógrafo amador Walter Campaz.
1952 Nascia em Morungaba-SP a contista, cronista e artista plástica Maria Helena de Paula Gomes Dias (Lena).
1966 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o professor João Duarte Paes.
1982 Falecia em Jundiaí, aos 47 anos, o professor, jornalista e radialista Nelson Álvaro de Figueiredo Brito.
1987 Falecia em Jundiaí, aos 83 anos, o intelectual autodidata Walter Gossner.    
2023 Falecia em Jundiaí, aos 82 anos, o advogado, radialista e professor universitário Reinaldo Ferraz de Barros Basile.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO