MELATO, JOÃO

(Castagnaro, Itália, 1/5/1904 +Jundiaí 10/8/1964) – Dramaturgo. Filho de Antonio Melato e Luíza Martinelli. João Melato tinha três anos de idade quando veio para o Brasil. Em Jundiaí, onde a família fixou residência e se expandiu, ele participou, com os irmãos e primos, da fundação da Cruzada da Mocidade Católica e do respectivo grupo teatral, no qual os Melato representaram durante mais de 30 anos. Em 1948, quando o grupo entrou em declínio, coube-lhe a tarefa de reorganizá-lo, fazendo montar as peças O Crime de Natal e Passeio de Simplício Evilha Santos. Em 1953, assumindo as funções de ensaiador, conduziu montagens memoráveis, como o drama Lágrimas de Homem (1954), no qual representou o personagem central e a peça Os Dois Sargentos (1955), na qual fez o papel do marechal. Também, por longo período, João Melato desempenhou as funções de leiloeiro nas quermesses que eram realizadas no pátio da Igreja de São Bento. Foi vicentino, pertencendo à Irmandade de São Luiz Gonzaga, também ligada ao Mosteiro. Trabalhou durante mais de 30 anos, com seus irmãos Carlos e Antonio, transportando toras de madeira – que chegavam por via férrea – para a Indústria Andrade Latorre. Como ele, também tiveram atuação no Grupo Dramático da Cruzada da Mocidade Católica os seus filhos Geraldo, Geralda, Luíza e Maria de Lourdes. Outro deles, João Melato Filho, foi ordenado padre em 10 de agosto de 1966 e atualmente exerce o seu ministério junto à Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Vista Alegre do Alto, depois de haver permanecido vários anos em Cuba.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 24 de abril de ...
1875 Nascia em Petrópolis-RJ o músico Eduardo Tomanik.  
1929 Nascia em Jundiaí o cantor Durval de Brito Salles.
1957 Nascia em Jundiaí o violeiro e violonista Lázaro Purgato, conhecido como Corvo Branco ou Corvo Campeiro.
1959 Nascia em Itatiba-SP a pintora Elisabeth Fontana Suzan.
1971 Nascia em Jundiaí Débora Emi Mitsunaga, a primeira brasileira descendente de japoneses a ser eleita Miss Nikkey Internacional.
1976 Nascia em Campinas-SP o músico Christian Ricardo Guerreira dos Reis.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO