(Castagnaro, Itália, 1/5/1904 +Jundiaí 10/8/1964) – Dramaturgo. Filho de Antonio Melato e Luíza Martinelli. João Melato tinha três anos de idade quando veio para o Brasil. Em Jundiaí, onde a família fixou residência e se expandiu, ele participou, com os irmãos e primos, da fundação da Cruzada da Mocidade Católica e do respectivo grupo teatral, no qual os Melato representaram durante mais de 30 anos. Em 1948, quando o grupo entrou em declínio, coube-lhe a tarefa de reorganizá-lo, fazendo montar as peças O Crime de Natal e Passeio de Simplício Evilha Santos. Em 1953, assumindo as funções de ensaiador, conduziu montagens memoráveis, como o drama Lágrimas de Homem (1954), no qual representou o personagem central e a peça Os Dois Sargentos (1955), na qual fez o papel do marechal. Também, por longo período, João Melato desempenhou as funções de leiloeiro nas quermesses que eram realizadas no pátio da Igreja de São Bento. Foi vicentino, pertencendo à Irmandade de São Luiz Gonzaga, também ligada ao Mosteiro. Trabalhou durante mais de 30 anos, com seus irmãos Carlos e Antonio, transportando toras de madeira – que chegavam por via férrea – para a Indústria Andrade Latorre. Como ele, também tiveram atuação no Grupo Dramático da Cruzada da Mocidade Católica os seus filhos Geraldo, Geralda, Luíza e Maria de Lourdes. Outro deles, João Melato Filho, foi ordenado padre em 10 de agosto de 1966 e atualmente exerce o seu ministério junto à Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Vista Alegre do Alto, depois de haver permanecido vários anos em Cuba.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 29 de novembro de ...
1911 Nascia em Jundiaí o fotógrafo amador Oswaldo Willy Fehr.
1955 Nascia em Jundiaí a escritora Thaty da Cunha Marcondes.
1955 Era criada em Jundiaí a Jundiá Filmes, responsável pela produção de filmes que contaram com atores locais e grandes nomes do cinema nacional.
1965 Nascia em Jundiaí o compositor Ailson do Amaral Vanderlei Jr.
1967 Falecia em São Paulo, aos 73 anos, o dramaturgo Francisco Antonio Vidile.
1969 Falecia em Jundiaí o violonista e compositor Rubens Torricelli.
1970 Nascia em Jundiaí a pintora e escultora Cristiane Suiter.
1971 Nascia em Jundiaí o diretor de cinema Renato Natal de Oliveira (Mindu).
2002 Falecia em Jundiaí o cantor e compositor Antonio Geromel.
2005 Falecia em São Paulo, aos 69 anos, o locutor esportivo Luiz Augusto Maltoni.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO