Jundiaí, 7/7/1954 +30/4/2024 – Jornalista, escritor, advogado e professor universitário. Com atuação na imprensa desde o final dos anos 1960, João Carlos José Martinelli foi articulista do Jornal de Jundiaí e do Jornal da Cidade, além de também escrever para outras publicações e blogs, tais como o luso-brasileiro PAZ, editado na cidade do Porto, em Portugal. Como escritor e membro da Academia Jundiaiense de Letras, a qual presidiu por dois mandatos, Martinelli teve participação em mais de uma centena de coletâneas literárias, bem como em várias publicações jurídicas. Entre os livros que publicou, ganharam especial destaque> “O Sentimento de Justiça” (requisitado pela Universidade de Harward); “Manual de Títulos de Crédito” (três edições); “O Direito de Envelhecer num País ainda jovem” (seis edições) e “Direitos Humanos – Resumo de Aulas e Crônicas Jurídicas”. Mestre em Ciências Sociais e Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde também se formou em Direito e cursou Jornalismo, Martinelli manteve na cidade conceituado escritório de advocacia e lecionou na Faculdade de Direito do Centro Universitário Padre de Anchieta por quase quatro décadas. Recebeu diversos prêmios, entre os quais, as Medalhas Petronilha Antunes e de Direitos Humanos Monsenhor Hamilton Bianchi, outorgadas pela Câmara Municipal de Jundiaí. Em 2000, foi indicado ao Prêmio de Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça pela Subseção da OAB de Campinas-SP. Recebeu em 2012 o prêmio Quality Golden – Destaque em Direitos Humanos, em nível nacional, outorgado pela Sociedade Brasileira de Educação e Integração. Em 2019 recebeu o Prêmio Destaque na área da Advocacia, concedido pelo Clube dos Lojistas de Jundiaí e Sincomércio. Também foi eleito pela revista DTV Gente como Advogado do Ano em 2019 e em 2021. Também foi sócio-fundador da Academia Jundiaiense de Letras Jurídicas.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 29 de novembro de ...
1911 Nascia em Jundiaí o fotógrafo amador Oswaldo Willy Fehr.
1955 Nascia em Jundiaí a escritora Thaty da Cunha Marcondes.
1955 Era criada em Jundiaí a Jundiá Filmes, responsável pela produção de filmes que contaram com atores locais e grandes nomes do cinema nacional.
1965 Nascia em Jundiaí o compositor Ailson do Amaral Vanderlei Jr.
1967 Falecia em São Paulo, aos 73 anos, o dramaturgo Francisco Antonio Vidile.
1969 Falecia em Jundiaí o violonista e compositor Rubens Torricelli.
1970 Nascia em Jundiaí a pintora e escultora Cristiane Suiter.
1971 Nascia em Jundiaí o diretor de cinema Renato Natal de Oliveira (Mindu).
2002 Falecia em Jundiaí o cantor e compositor Antonio Geromel.
2005 Falecia em São Paulo, aos 69 anos, o locutor esportivo Luiz Augusto Maltoni.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO