MARTINELLI, HERMENEGILDO

(Jundiaí, 3/7/1910 +7/8/1979) – Cronista católico. Colaborou na imprensa local durante mais de 40 anos, escrevendo sobre assuntos religiosos. Manteve no Jornal de Jundiaí a coluna Meditação; na Rádio Record de São Paulo o programa A Hora da Ave Maria e na Rádio Santos Dumont o programa Sorriso de Nossa Senhora. Também colaborou com o jornal A Cruzada, da Cruzada da Mocidade Católica. Hermenegildo Martinelli foi funcionário da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, onde exerceu diversas funções, até aposentar-se. Serviu a comunidade como vice-presidente do Serviço de Obras Sociais (SOS); membro-fundador da Casa da Criança da Vila dos Pobres; membro fundador da Legião de Maria; membro da Sociedade São Vicente de Paulo; membro da Ação Moralizadora dos Costumes; membro da Associação de Assistência aos Detentos da Cadeia Pública de Jundiaí; e vereador por seis legislaturas. Foi agraciado com a Medalha Comemorativa do Centenário de Nascimento de Ruy Barbosa; Medalha Cultural e Comemorativa da Trasladação dos Despojos da Imperatriz Leopoldina; Medalha Comemorativa da Visita ao Brasil do General Alfredo Stroessner; Medalha Cultural e Cívica José Bonifácio de Andrada e Silva; Medalha Marechal Cândido da Silva Rondon; Medalha Comemorativa do Passamento de Dona Mathilde Fonseca e Soares; Diploma de Mérito da Rádio Difusora de São Paulo; Cruz de Mérito da Ordem Soberana e Militar de Malta; Diploma de Gratidão da Sociedade Beneficente Progresso Nipo-Brasileira e várias outras honrarias por campanhas feitas no campo da assistência social. Ao encerrar a sua carreira política, foi distinguido com o título de Vereador Honorário da Câmara Municipal de Jundiaí.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 14 de junho de ...
1898 Falecia em Jundiaí, aos 56 anos, Antonio Damásio Santos, o primeiro jundiaiense nato a administrar a cidade com o título de intendente.
1912 Nascia em Jundiaí o pintor Arthêmio Matiazzo.
1924 Nascia em Milão, Itália, o fotógrafo Lívio Tagliacarne.
1928 Nascia no Rio de Janeiro a poetisa Hilda Santos da Silva.
1936 Nascia em Jundiaí o professor e engenheiro naval Dayr Schiozer.
1965 Nascia em Jundiaí a pintora Isabel Cristina Baptistella Araújo.
1986 Falecia em Jundiaí, aos 94 anos, a professora e poetisa Maria de Toledo Pontes.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o artista plástico Issis Martins Roda.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO