(Jacutinga-MG, 23/5/1901 +19/2/1956) – Ator, autor e diretor teatral. Foi um dos fundadores da Cruzada da Mocidade Católica em Jundiaí (1924) e também do grupo dramático mantido por essa entidade, no qual atuou desde 1927 até fins da década de 50. Entre outros papéis de destaque, fez o bispo em O Cura de Formillac, peça representada pelo grupo em 1938 e remontada em 1952. Também esteve no elenco de O Órfão de Genebra (de sua autoria) e em O Expresso das 9 e 30, representadas em 1934. Além de atuar no palco, de dirigir e de escrever peças para o grupo, Felippe Machado desempenhou as funções de ensaiador, maquilador, cenarista, ponto e contrarregra. Nos anos 40, também foi ensaiador do grupo da Juventude Operária Católica (JOC), cujas representações aconteciam no antigo Salão Paroquial, onde, posteriormente, funcionaram os cines Rosário e Marabá. Além de O Órfão de Genebra, escreveu O Cego do Paraguai (drama), O Espelho da Tia, Nem Bem Morto e Já Esfolado (comédias) e dezenas de esquetes.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 26 de janeiro de ...
1926 Nascia em Curitiba-PR o professor Aldo Perracini, um dos pioneiros do ensino renovado.
1965 Nascia em Jundiaí o poeta, tarólogo e historiador Luiz Alberto de Lima Boscato.
1986 Nascia em Jundiaí o músico Maurício Borelli Nascimento (Mau).
1988 Falecia em Jundiaí, aos 76 anos, o dentista, pintor e político Alfredo Mussi Abaid.
1992 Falecia em Jundiaí, aos 66 anos, o poeta Vittorio Biagi (Italiano).
2020 Falecia em Campo Limpo Paulista, aos 86 anos, a fotógrafa Doris Elisabeth Pretscner Steinbrecher (Tama Sigulda), então dirigente do Centro Cultural Tao Sigulda. 

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO