Colle d’Anchise, Província de Campobasso, Itália, 5/10/1906 +Jundiaí, 3/8/1966). Médico. Nicolino de Luca emigrou com a família em 1914, por ocasião da 1º Primeira Guerra Mundial, vindo estabelecer-se em São Paulo, na região hoje conhecida como Vila Nova Cachoeirinha. Depois de concluir os estudos preparatórios no Liceu Sagrado Coração de Jesus, seguiu para o Rio de Janeiro a fim de cursar a Faculdade de Medicina de Praia Vermelha. Doutorou-se em 1930, com defesa de tese, e em 1931, a convite do Dr. Domingos Anastásio, veio iniciar suas atividades profissionais em Jundiaí, atuando junto à Sociedade Fratellanza Italiana, voltada ao atendimento dos mais humildes. Também em seu consultório particular se destacou por um atendimento humanitário e altruísta. Sempre atuou na medicina em favor dos mais humildes. Nicolino de Luca também teve atuação destacada na política e nos movimentos sociais de Jundiaí, trazendo para a cidade numerosos benefícios, como a instalação de escolas, a construção do viaduto da Ponte São João e a construção do Ginásio Municipal de Esportes que hoje leva o seu nome. Desportista, foi um mestre no jogo de xadrez, modalidade na qual representou a cidade em diversas competições, principalmente nos Jogos Abertos do Interior, e se sagrou campeão estadual em 1938. Um fato notável de sua vida, porém até hoje pouco conhecido, é que, embora italiano de nascimento, colocou seus serviços profissionais à disposição do Exército Brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial, demonstrando, com isso, o seu sentimento de brasilidade e de gratidão à pátria de sua esposa, D. Rosa Frantculli e Luca, e de seus filhos Rubens e Cláudia de Luca. Ainda em vida, Nicolino de Luca foi agraciado pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Jundiaiense, o qual, entretanto, não pode receber, pois faleceu dias antes da cerimônia de entrega da honraria.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 15 de janeiro de ...
1929 Nascia em São Paulo o músico Dorival Auriani (Buda), ex-integrante da Orquestra City Swing
1943 Nascia em Itamoji-MG o jornalista, poeta e compositor Eduardo de Souza Filho (Mano de Souza).
1955 Nascia em Lençóis Paulista-SP a maitre de ballet, coreógrafa e bailarina Eliana Brega.
1983 Falecia em Jundiaí, aos 22 anos, o repórter fotográfico José Luiz Vidotti.
1986 Falecia em Jundiaí, aos 78 anos, o ator Carlos Melato.
2021 Falecia em Jundiaí, aos 88 anos, o fotógrafo Massaru (Paulo) Furuta, que fez carreira no fotojornalismo trabalhando no Diário de Jundiaí, no Jornal de Jundiaí e no Jornal da Cidade..

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO