LATORRE, MIGUEL

(Itatiba-SP, 15/8/1915 +Jundiaí, 21/7/2001) – Diretor das Indústrias Andrade Latorre e do Teatro Guarany. Miguel Latorre cursou o primário no Grupo Escolar Cel. Júlio César, em Itatiba; fez o secundário no Ginásio Diocesano Santa Maria de Campinas e formou-se professor no Instituto de Educação da Universidade de São Paulo. Lecionou no Grupo Escolar Paulo Mendes Silva, em Jundiaí, como professor substituto efetivo, durante o ano de 1938, e na Escola Municipal Noturna do Caxambu, em 1939, como não efetivo. Nomeado por concurso, foi designado para lecionar na Escola Municipal de Vila Progresso, onde permaneceu de 1940 a 1942. Simultaneamente ao exercício do magistério, desempenhou diversas funções nas Indústrias Andrade & Latorre, da qual se tornou quotista em 1942 e diretor-secretário a partir de 1952. Nesta qualidade, encarregou-se da direção do Grupo Guarany de Comédias, tornando-se um dos principais responsáveis pelo sucesso alcançado pelo grupo em suas apresentações. Além de suprir as necessidades materiais do Guarany, providenciando cenários, guarda-roupa e o que mais fosse preciso para a montagem das peças, era seu costume acompanhar os ensaios e, sempre que possível, levar os amadores do grupo para conhecerem os teatros da capital e assimilar a técnica dos atores profissionais. Ao fim de cada temporada, fazia questão que o grupo representasse o espetáculo para os hansenianos do hospital de Pirapitingui. Na fábrica de fósforos, onde chegou a vice-presidente, mostrava-se extremamente organizado em suas tarefas, e impressionava os seus colaboradores pela rapidez com que fazia cálculos sem uso de meios eletrônicos. Miguel só se afastou da fábrica em 1998, em face do agravamento dos problemas coronários que o afligiam e que acabaram levando-o à morte.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 20 de julho de ...
1885 Nascia em Itu-SP o músico e maestro José Maria dos Passos.
1938 Falecia em Jundiaí, aos 63 anos, o médico Domingos Anastasio.
1947 Falecia em Jundiaí, aos 41 anos, o Professor João Muto.
2001 Falecia em São Paulo, aos 30 anos, o ilustrador e criador de histórias em quadrinhos e livros infantis Émerson Eduardo Luiz.
2002 Falecia em Jundiaí o ritmista Island Júnior.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada. Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada.
2019 Falecia em Jundiaí o metalúrgico, radialista e ex-vereador Rolando Giarola.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO