Pioneiro do cinema em Jundiaí. A atuação de Francisco Kohler nessa área remonta ao início do século XX, quando se uniu ao comerciante Miguel Di Franco para explorar a exibição de filmes no Theatro São José, então instalado defronte ao antigo Largo do Rosário (atual Praça Ruy Barbosa). Em 1908, desligando-se dessa empresa, associou-se a Williams Knox para montar o Pavilhão Paulista, em um terreno ao lado da Empreza de Luz e Força, no início da Rua Barão de Jundiaí. Decorridos três anos, era o referido pavilhão (de lona) substituído por outro (de alvenaria), que veio chamar-se Polytheama. Passados alguns meses, Kohler deixou essa empresa para adquirir o Cine Rink, que funcionava na Rua da Padroeira. Por fim, em 1919, associou-se a Nicomedes Corrêa, Rosário Bruno e Tibúrcio Estevam de Siqueira, para fundar o Cine Ideal, ocupando um pavilhão construído nos fundos do Grêmio C.P.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 20 de julho de ...
1885 Nascia em Itu-SP o músico e maestro José Maria dos Passos.
1938 Falecia em Jundiaí, aos 63 anos, o médico Domingos Anastasio.
1947 Falecia em Jundiaí, aos 41 anos, o Professor João Muto.
2001 Falecia em São Paulo, aos 30 anos, o ilustrador e criador de histórias em quadrinhos e livros infantis Émerson Eduardo Luiz.
2002 Falecia em Jundiaí o ritmista Island Júnior.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada. Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada.
2019 Falecia em Jundiaí o metalúrgico, radialista e ex-vereador Rolando Giarola.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO