ÍTRIA, GIÁCOMO

(Paola, Cosenza, Itália, 19/1/1873 +Jundiaí, 7/12/1937) – Educador emérito. Depois de aprender as primeiras letras em sua terra natal, Giácomo Ítria estudou em Nápoles e Foggia, formando-se engenheiro-agrônomo com 22 anos de idade. Aos 25 anos veio para o Brasil, escolhendo Jundiaí para morar e realizar o sonho que tinha em mente, de impulsionar as novas gerações ao estudo das ciências e humanidades. Depois de iniciar sua carreira no Colégio Santo Antonio, ensinando desenho, inglês, francês, alemão e outros idiomas, que conhecia como poucos em sua época, em 1912 Ítria fundou na esquina das ruas Prudente de Moraes e Cel. Siqueira Moraes o Colégio Cristóvão Colombo, o qual, mais tarde, passou a funcionar com internato, semi-internato e externato, tomando o nome de José Bonifácio. Ao longo de seus 35 anos de magistério na cidade – período em que também dirigiu o Instituto Técnico e Comercial Jundiaiense, o Prof. Ítria teve intensa participação nos eventos da colônia italiana, sempre se destacando por sua oratória. Também ajudou a fundar a Fratellanza Italiana, da qual teve origem a atual Casa de Saúde Dr. Domingos Anastasio.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 16 de junho de ...
1927 Nascia em Jundiaí o escritor jurídico e fotógrafo amador Walter Campaz.
1952 Nascia em Morungaba-SP a contista, cronista e artista plástica Maria Helena de Paula Gomes Dias (Lena).
1966 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o professor João Duarte Paes.
1982 Falecia em Jundiaí, aos 47 anos, o professor, jornalista e radialista Nelson Álvaro de Figueiredo Brito.
1987 Falecia em Jundiaí, aos 83 anos, o intelectual autodidata Walter Gossner.    
2023 Falecia em Jundiaí, aos 82 anos, o advogado, radialista e professor universitário Reinaldo Ferraz de Barros Basile.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO