Luciane e Maicol, caracterizados com figurino de época

Luciane Valle e Maicol Agiani, os criadores deste grupo, sequer sonhavam com a carreira artística, até setembro de 1995, quando se viram envolvidos por essa ideia, depois de se apresentarem como palhaços em uma festa de aniversário, no âmbito da própria família. Elis, uma sobrinha de Maicol, completava nessa época cinco anos de idade e o casal queria presenteá-la. Só não sabia como. Foi, então, que os dois decidiram se fantasiar e fazer uma animação engraçada em sua festa. Tal foi o êxito conseguido nessa performance, que a dupla admitiu a ideia de se profissionalizar, a fim de oferecer os seus shows em outras festas de crianças, em escolas etc. Passaram, então, a construir um esquema de trabalho, explorando a técnica teatral clown, músicas infantis e as antigas de roda acompanhadas ao violão, além de atividades lúdicas e de recreação. O nome do grupo surgiu a partir dessa proposta de brincar com as crianças, utilizando recursos de expressão corporal, de memória e de coordenação motora, e de buscar a sua integração através da música, cantada ao violão. Para o início de suas atividades, Luciane e Maicol criaram os personagens Bughi & Ugui, adaptando para eles vários textos de histórias infantis. Em junho de 1996, criaram o Telegrama Cantado, e em seguida, o Telegrama Cantado Infantil, passando a distribuir mensagens entre adultos e crianças, em forma de canções. Em 1997, lançaram o projeto Cantando Histórias, com os personagens Neco (um soldadinho de chumbo) e Nequinha (uma boneca de pano), que acabou por transformar-se no espetáculo Cante, a história chegou…, onde são interpretadas histórias adaptadas do folclore popular, tais como A Cigarra e a Formiga, Os Três Porquinhos, O Patinho Feio e A Galinha Ruiva. Entre outros quadros que também apresenta, destacam-se: Um Dia de Sol, Como Fazer uma Pizza e Um Crime Quase Perfeito. Além de trabalhar em teatros, escolas e festas familiares, por diversas vezes o Brinque Cantando tomou parte em eventos populares, como a Festa da Uva, a Festa do Morango e o Pão & Poesia, levando muita diversão ao público infantil. Em 1998, foi um dos grupos convidados a tomar parte no evento Litoral Vivo/Praia, realizado em Peruíbe-SP.

Telegrama cantado: um dos trabalhos mais populares do grupo
A dupla representando no quadro Um dia de sol
Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 29 de novembro de ...
1911 Nascia em Jundiaí o fotógrafo amador Oswaldo Willy Fehr.
1955 Nascia em Jundiaí a escritora Thaty da Cunha Marcondes.
1955 Era criada em Jundiaí a Jundiá Filmes, responsável pela produção de filmes que contaram com atores locais e grandes nomes do cinema nacional.
1965 Nascia em Jundiaí o compositor Ailson do Amaral Vanderlei Jr.
1967 Falecia em São Paulo, aos 73 anos, o dramaturgo Francisco Antonio Vidile.
1969 Falecia em Jundiaí o violonista e compositor Rubens Torricelli.
1970 Nascia em Jundiaí a pintora e escultora Cristiane Suiter.
1971 Nascia em Jundiaí o diretor de cinema Renato Natal de Oliveira (Mindu).
2002 Falecia em Jundiaí o cantor e compositor Antonio Geromel.
2005 Falecia em São Paulo, aos 69 anos, o locutor esportivo Luiz Augusto Maltoni.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO