GOSSNER, WALTER

(Waldkirch, Cantão de St. Gall, Suíça, 7/3/1904 +Jundiaí, 16/6/1987) – Intelectual autodidata. Foi um dos fundadores do Bairro de Ivoturucaia. Embora formado apenas em Ciências Econômicas, Walter Gossner palmilhou todos os ramos do conhecimento humano, arquivando recortes de jornais e revistas sobre todos os assuntos que lhe interessava, desde as ciências naturais às atividades humanas e, de maneira especial, a ecologia. Gossner veio para o Brasil em 1936, como secretário-geral da Câmara de Comércio, um cargo que acabou deixando para dedicar-se ao magistério. Radicando-se em Jundiaí, lecionou Matemática no antigo Ginásio e Escola Técnica Prof. Luiz Rosa e também deu aulas particulares a muitos estudantes com dificuldade naquela disciplina. Seu interesse pelas diferentes áreas do saber, levou-o a formar uma vasta hemeroteca, constituída por mais de 50 mil recortes, encadernados em cerca de 300 volumes, abrangendo assuntos como: História do Brasil, História dos Estados, Nordeste, Amazônia, História de Jundiaí, medicina, saúde, higiene, nutrição, artes, problemas sociais, imprensa, literatura, urbanismo, folclore, turismo, política, Ideologia, alimentação, climatologia, zoologia, entomologia, agricultura, cooperativismo, pecuária bovina, mamíferos domésticos  etc. Quando da criação da Faculdade de Medicina de Jundiaí, foi ele chamado para organizar a primeira biblioteca da escola. Poucos anos antes de falecer, Walter Gossner doou à Municipalidade três alqueires do seu sítio, no Ivoturucaia, para serem preservados como reserva ecológica. Todo o material acumulado em suas pesquisas  faz parte, hoje, do acervo da Biblioteca Municipal Prof. Nelson Foot.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 20 de julho de ...
1885 Nascia em Itu-SP o músico e maestro José Maria dos Passos.
1938 Falecia em Jundiaí, aos 63 anos, o médico Domingos Anastasio.
1947 Falecia em Jundiaí, aos 41 anos, o Professor João Muto.
2001 Falecia em São Paulo, aos 30 anos, o ilustrador e criador de histórias em quadrinhos e livros infantis Émerson Eduardo Luiz.
2002 Falecia em Jundiaí o ritmista Island Júnior.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada. Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada.
2019 Falecia em Jundiaí o metalúrgico, radialista e ex-vereador Rolando Giarola.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO