GOMES, ANTONIO LUIZ AMADESI

(São Paulo, 3/12/1936) – Professor, cronista e ensaísta. Filho de Luiz Narciso Gomes e Olinda Adelina Amadesi e neto do ilustre médico amparense Dr. Narciso Gomes, Antonio Luiz Amadesi Gomes fez os estudos ginasiais e o curso Clássico no Colégio São Luís, em São Paulo, onde teve como colegas Geraldo Ataliba, Bandeira de Mello e Fábio Comparato. Em 1956, ingressou no Seminário dos Jesuítas, tornando-se, então, aluno da primeira turma da Faculdade Medianeira de Nova Friburgo (RJ). Do Rio, seguiu para São Leopoldo (RS), onde cursou Teologia, porém, em 1966, acabou trocando a carreira religiosa pelo magistério, atividade que exerce até os dias atuais. Licenciado e pós-graduado em Letras Clássicas (PUC, 1972) e Pedagogia (Unicamp, 1973), e concursado como professor de História e diretor de escola, Gomes veio para Jundiaí em 1976, como diretor do Ginásio Industrial Dr. Antenor Soares Gandra. Em 1978 assumiu, em caráter efetivo, o cargo de diretor da E.E.P.S.G. Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, no qual se aposentou em dezembro de 2000. Exerce, atualmente, a docência nos cursos de Letras, Ciências e Pedagogia das Faculdades Padre Anchieta e na Escola Superior de Educação Física de Jundiaí. É colaborador do Jornal de Jundiaí desde 1976, tem participações em diversas coletâneas sobre Educação na Unesp e na Editora Summus e integra a Academia Jundiaiense de Letras, ocupando a cadeira nº 29, que tem como patronesse a compositora Haydée Dumangin Mojola.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 14 de junho de ...
1898 Falecia em Jundiaí, aos 56 anos, Antonio Damásio Santos, o primeiro jundiaiense nato a administrar a cidade com o título de intendente.
1912 Nascia em Jundiaí o pintor Arthêmio Matiazzo.
1924 Nascia em Milão, Itália, o fotógrafo Lívio Tagliacarne.
1928 Nascia no Rio de Janeiro a poetisa Hilda Santos da Silva.
1936 Nascia em Jundiaí o professor e engenheiro naval Dayr Schiozer.
1965 Nascia em Jundiaí a pintora Isabel Cristina Baptistella Araújo.
1986 Falecia em Jundiaí, aos 94 anos, a professora e poetisa Maria de Toledo Pontes.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o artista plástico Issis Martins Roda.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO