(Jundiaí, 15/11/1940) – Músico. Nome artístico: Rubinho Giarola. Fez sua iniciação na área musical com o contrabaixista Otávio Rossi, que tocava na Orquestra City Swing e ministrava aulas de contrabaixo, violão, cavaquinho, bandolim e violino; especializou-se, entretanto, na percussão, tocando pandeiro, maracás, bongô, bateria, tamborim, caixa de repique e afoxé. Estreou profissionalmente na música em 1956, como ritmista do extinto Jazz Colúmbia, tocando pandeiros e maracás e, mais tarde, bateria. Em 1957 passou a integrar a Orquestra Continental, com a qual viajou para várias cidades do Estado de São Paulo, abrilhantando bailes realizados em clubes. Em 1958, assumindo a função de baterista desta orquestra, participou da animação de bailes carnavalescos em Jundiaí e região. Com o desaparecimento das grandes orquestras, na era da Jovem Guarda, associou-se aos músicos Nezinho Gomes e Aparecido Gonçalves, fundando o grupo Os Fabulosos. Além de Giarola na bateria, fizeram parte desse conjunto: Servilho (ritmista), Miltão (violão de seis cordas), Jaguaré (violão-tenor e guitarra havaiana), Nardinho Nogueira (contrabaixo e cavaquinho), Cidão (pistão), João (sax tenor), Luiz (sax alto), Nezinho Gomes (vocal), Nely (vocal) e Zezinho (acordeão).  Também foi ritmista e baterista da Ézio e Sua Orquestra e, além desta, integrou os conjuntos Recanto da Saudade, Jovino e sua Orquestra, Jazz Band, Léo Florêncio e Djair & sua Banda, animando eventos dançantes, bailes de carnaval e forrós. Foi, contudo, a Orquestra Real, o conjunto em que  permaneceu por maior tempo. Viajou com esse grupo por todo o Estado de São Paulo e também por várias cidades de Minas Gerais, animando bailes de formatura e de carnaval. Finalmente, em 1990, convidado pelo músico Henrique Brunini, que também fizera parte da Orquestra Real, Giarola ingressou na Banda São João Batista, na qual se mantém até os dias atuais.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 29 de novembro de ...
1911 Nascia em Jundiaí o fotógrafo amador Oswaldo Willy Fehr.
1955 Nascia em Jundiaí a escritora Thaty da Cunha Marcondes.
1955 Era criada em Jundiaí a Jundiá Filmes, responsável pela produção de filmes que contaram com atores locais e grandes nomes do cinema nacional.
1965 Nascia em Jundiaí o compositor Ailson do Amaral Vanderlei Jr.
1967 Falecia em São Paulo, aos 73 anos, o dramaturgo Francisco Antonio Vidile.
1969 Falecia em Jundiaí o violonista e compositor Rubens Torricelli.
1970 Nascia em Jundiaí a pintora e escultora Cristiane Suiter.
1971 Nascia em Jundiaí o diretor de cinema Renato Natal de Oliveira (Mindu).
2002 Falecia em Jundiaí o cantor e compositor Antonio Geromel.
2005 Falecia em São Paulo, aos 69 anos, o locutor esportivo Luiz Augusto Maltoni.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO